Biblioteca

 Galeria de Vídeos


Vídeos 2013:

Busca:

Evento

Informações sobre os Vídeos

Descrição

Contrato de rádio termina e deixa o SAMU sem comunicação de rádio

Data do Evento: 26/02/2014

Duração: 1'05"

Categoria: Diversos

Realização: EPTV Campinas

 

Contrato  termina  e Empresa não avisa que  desligaria   o Sistema de Rádio comunicação  deixando   o SAMU 192 CAMPINAS  sem  comunicação.

O Departamento Administrativo da  Secretaria de Saúde  tentou contato com a  Empresa  quando  ocorreu o desligamento  mas   somente pela manha  conseguiram  reverter o problemas ,  renovando o contrato  temporariamente.

Apesar da  situação   não ter  causado  nenhum problema  com os atendimento  pois foram usados os telefones celulares dos profissionais para   as  transmissões  de informações  , endereços  e   demais  informações.

Um colega médico ,  preocupado com  a falta de comunicação  ,  procurou o  Plantão  Policial e fez um Boletim de Ocorrência  para  preservar  qualquer  situação que pudesse  responsabilizar   os profissionais médicos .

Equipe de Coordenação do SAMU faz Curso de especialização pelo Ministério da Saúde e Hospital Sírio Libanês

Data do Evento: 2013/2014

Duração: 3'11"

Categoria: Treinamentos e Capacitações

Realização: SAMU 192 Campinas

Uma apresentação com a trajetória do Curso de Especialização em Emergências.

Retrospectiva do ano de 2013 e os votos de um ótimo 2014

Data do Evento: 20/12/2013

Duração: 2'50"

Categoria: Diversos

Realização: EPTV Campinas

Retrospectiva de várias atividades realizadas pela coordenação e pelas diversas equipes do SAMU 192 Campinas no ano de 2013 e mensagem para 2014.

Simulado do Plano de Contingência Municipal de Atendimento a Desastres com Múltiplas Vítimas

Data do Evento: 12/12/2013

Duração: 2'50"

Categoria: Treinamentos e Capacitações

Realização: EPTV Campinas

Simulado do plano de contingência municipal de atendimento a desastres com múltiplas vítimas, organizado pelo SAMU 192 Campinas, em 12/12/2013.
Este trabalho tem como objetivo, treinar o maior número de profissionais na cena do campo de futebol, identificando as dificuldades existentes durante os atendimentos.
Esse procedimento é realizado por todos os órgãos que também estarão avaliando as dificuldades encontradas e buscando corrigir ou encontrar estratégias que facilitem os trabalhos caso exista uma situação real que precise desta brilhante equipe de profissionais.
Todos nós temos uniformes diferentes e trabalhamos em Órgãos diferentes, mas SOMOS UMA SÓ EQUIPE, trabalhando na segurança e no atendimento das pessoas numa situação de desastre.

• SAMU 192 CAMPINAS • HOSPITAL DR. MARIO GATTI • HOSPITAL DAS CLINICAS DA UNICAMP • CORPO DE BOMBEIROS • GRAU – GRUPO DE RESGATE E ATENÇÃO AS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS • GRUPAMENTO DE RADIOPATRULHAMENTO AÉREO – ÁGUIA • DEFESA CIVIL • POLICIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO • POLICIA CIVIL - IML • GUARDA MUNICIPAL • UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE • UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO • CIMCAMP- CENTRAL DE MONITORAMENTO DE CAMPINAS

 

SERVIÇOS PRIVADOS PARCEIROS: • UNIMED HELP • MEDICAR • SAMSIM
• CAPARROZ AMBULÂNCIAS • CONCESSIONÁRIAS DE RODOVIAS • CCR – AUTOBAN
• ROTA DAS BANDEIRAS • RINEM

 

REDE SAMU 192 DE APOIO: • SAMU 192 HORTOLÂNDIA /SUMARÉ• SAMU MONTE MOR • SAMU 192 LITORAL NORTE • SAMU 192 ITANHAÉM • SAMU 192 SÃO VICENTE
• SAMU VINHEDO

 

ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS: • FACULDADE SÃO LEOPOLDO MANDIC – CURSO DE MEDICINA  • ESCOLA LIDER : CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM • SENAC
• CETS – CENTRO DE ESTUDOS DO TRABALHADOR DE SAÚDE

Simultaneamente, nos hospitais Dr. Mario Gatti e HC Unicamp, também estavam participando do simulado, estruturando o plano de contingência intra hospitalar de atendimento a desastres, onde os pacientes ainda no pronto socorro, são mobilizados para outro espaço, com segurança, liberando a sala vermelha para o recebimento dos pacientes encaminhados pelas equipes pré hospitalares definidos pela central de regulação além de definir acionamentos de outros setores do hospital.
Gostaria de parabenizar todas as equipes de profissionais que participaram deste evento.
Posteriormente estaremos realizando uma reunião para avaliar os trabalhos e as correções que forem pertinentes.

PM e SAMU salvam idoso após infarto em calçadão de Campinas

 

Data do Evento: 13/11/2012
(postado em 2013)

Duração: 05'00"

Categoria: Diversos

Realização: Ricardo Leite Filho

Vídeo gravado por um profissional que realizava a restauração do teto Igreja da Catedral, diante de uma pessoa que apresenta um infarto com parada cardiorrespiratória no Centro Comercial da cidade de Campinas e mostra a eficiência do SAMU 192 CAMPINAS, desde a sua regulação onde a médica reguladora orienta os policiais como iniciar os procedimentos de ressuscitação, manobra de RCP, até a chegada da equipe de Suporte Avançado onde toda a equipe se empenha até o retorno dos batimentos cardíacos.

É interessante o Silêncio que as pessoas que estão assistindo permanecem o tempo todo, respeitando aquele momento crítico do paciente e esplendor humano e espiritual dos profissionais do SAMU atuando sobre uma pessoa, tentando trazer a sua vida de volta. Após a resposta positiva do paciente, as pessoas aplaudem, num gesto de agradecimento aos profissionais e de força e vitória ao paciente. Simplesmente um dos momentos mais emocionantes que conseguimos ter registrado em nossos arquivos.

Solenidade de Finalização do Curso da Missão da Força de Paz no Haiti

 

Data do Evento: 09/2013

Duração: 11'34"

Categoria: Eventos

Realização: SAMU 192 Campinas

Solenidade de Finalização do Curso de treinamento de militares que irão participar da Missão da Força de Paz no Haiti, em setembro de 2013.

Treinamentos da Missão da Força de Paz no Haiti

 

Data do Evento: 09/2013

Duração: 6'43"

Categoria: Treinamentos e Capacitações

Realização: SAMU 192 Campinas

Vídeo dos treinamentos realizados pelos militares da Força de Paz no Haiti, realizado pelos profissionais da equipe do SAMU 192 Campinas, em setembro de 2013, apresentado na Solenidade de Finalização do Curso.

Medicação usada no Infarto pelo SAMU

 

Data do Evento: 02/11/2008
(postado em 2013)

Duração: 13'55"

Categoria: Diversos

Realização: SAMU 192 Campinas

Vídeo que apresenta o uso pelo SAMU 192 Campinas, do medicamento trombolítico Tenecteplase, realizado em 2008.

Trotes atrapalham serviço de urgência - SAMU 192 Campinas

Data do Evento: 12/06/2013

Duração: 1'29"

Categoria: Serviços e Atividades

Realização: Jornal da VTV

Trotes em excesso prejudicam trabalho do SAMU de Campinas

 

Falta de profissionais médicos em todo o sistema de urgência causa vistoria pelo Sindicato dos Médicos do SAMU

Data do Evento: 16/05/2013

Duração: 2'51"

Categoria: Diversos

Realização: TV Band

Band Cidade Campinas 16 05 13 - VISTORIA SAMU

 

Simulado na Vila Brandina - maio/2013

 

Data do Evento: 04/05/2013

Duração: 1'06"

Categoria: Treinamentos e Capacitações

Realização: SAMU 192 Campinas

Realizado um Simulado na Vila Brandina em 04 de maio de 2013, organizado pela Defesa Civil Estadual, com a participação do SAMU 192 CAMPINAS, Defesa Civil de Campinas e do Estado de São Paulo, RESGATE/ÁGUIA, GUARDA MUNICIPAL. A proposta foi treinar a participação da população local para atuar diante de uma situação real, diante da dificuldade do local, devido as ruas estreitas. A Simulação de um incêndio após explosão de um botijão de gás e em seguida, a evacuação das casas obedecendo a um critério de fuga, orientados pela defesa Civil.

PMAQ - Blog de Notas II - Gestores e Trabalhadores discutem o processo de avaliação externa

Data do Evento: 28/11/2012

Duração: 16'16"

Categoria: Diversos

Realização: Núcleo de Comunicação da SMS

Gestores e trabalhadores do Distrito de Saúde Noroeste da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas organizam roda de conversa para discutir o processo de avaliação externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção - Atenção Básica.

PMAQ - Depoimento Jeanete Bueno

Data do Evento: Maio/ 2013

Duração: 1'27"

Categoria: Diversos

Realização: Núcleo de Comunicação da SMS

Jeanete Bueno fala das expectativas sobre o PMAQ na Secretaria de Saúde de Campinas e a construção de um plano de ação que vise a melhoria das ações e do trabalho.

Iluminar Campinas - 10 anos

Data do Evento: Maio/ 2010

Duração: 29'47"

Categoria: Diversos

Realização: Prefeitura Municipal de Campinas

Este vídeo apresenta relatos de profissionais sobre os atendimentos, percepções e os significados da rede ILUMINAR.
ILUMINAR CAMPINAS é a Rede intersetorial de cuidados à vítima de violência sexual e o autor adolescente na cidade de Campinas-SP desde 2001.
Esse nome foi escolhido , pois seu principal propósito é devolver a esperança e luz para às vítimas de violência sexual.

REALIZAÇÃO: Prefeitura Municipal de Campinas; Secretaria Municipal de Saúde-SUS; Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social- SUAS; Secretaria Municipal para Assuntos em Segurança Pública; Secretaria Municipal de Educação.
PRODUÇÃO: Estúdio 30.

Entrevistas: Aniversário do CEREST

Data do Evento: Abril/ 2013

Duração: 40'24"

Categoria: Diversos

Realização: Núcleo de Comunicação da SMS

Entrevistas realizadas durante o ciclo de debates "Saúde e Trabalho Contemporâneo, Precarização, Assédio e Contaminação, nas comemorações dos 25 anos do CEREST Campinas.

Palestra: Síndromes Febris Hemorrágicas

Data do Evento: Abril/ 2013

Duração: 40'24"

Categoria: Diversos

Realização: Núcleo de Comunicação da SMS

Palestra do Dr. Rodrigo Angerami, DEVISA/SMS/Campinas, onde são abordadas algumas Síndromes Febris Hemorrágicas, como a Febre Maculosa e Leptospirose, para uma plateia de médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas-SP

Dengue: Aspectos clínicos e manejo

Data do Evento: Abril/ 2013

Duração: 43'42"

Categoria: Diversos

Realização: Núcleo de Comunicação da SMS

Dr. André R. R. Freitas, médico sanitarista da  DEVISA/SMS/PMS/ Campinas e coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue de Campinas-SP, aborda nesta palestra o tema para uma plateia de médicos e enfermeiros da Secretaria de Saúde do município de Campinas-SP.

Dengue - Situação Epidemiológica em Campinas

Data do Evento: Abril/ 2013

Duração: 10'58"

Categoria: Diversos

Realização: Núcleo de Comunicação da SMS

Palestra de Tessa Roesler - Coordenadora Municipal do Programa de Dengue da DEVISA - SMS - Campinas, sobre a situação epidemiológica da dengue no município no ano de 2013 e um recorte histórico do comportamento da dengue no município nos últimos 10 anos.

Oficina de Atenção Domiciliar SUS CAMPINAS - Ministério da Saúde

Data do Evento: 2011/2012

Duração: 1'13"

Categoria: Diversos

Realização: Núcleo de Comunicação da SMS

Entrevista com Aristides de Oliveira, coordenador geral da Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde. Na ocasião foi apresentada às equipes a nova plataforma da Comunidade de Práticas do Departamento de Atenção Básica - DAB/MS.

Educação Permanente 2011-2012 -- Fragmentos de um Processo Vivido

Data do Evento: 2011/2012

Duração: 34'40"

Categoria: Diversos

Realização: Núcleo de Comunicação da SMS

O vídeo "Educação Permanente 2011-2012 - Fragmentos de um Processo Vivido", realizado pelo Núcleo de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, conta um pouco da historia da Educação Permanente para Gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, neste período. Foi exibido no Grande Encontro " Protagonismo do Gestor em Tempo de Transição", dia 11 de dezembro de 2012, na Faculdade Anhanguera de Campinas com a presença de aproximadamente 200 gestores da SMS.

Um Outro Mundo - Histórias de Pessoas que Venceram o Tabagismo

Data do Evento: 14/12/2011

Duração: 37'04"

Categoria: Treinamentos e Capacitações

Realização: Núcleo de Comunicação da SMS

Documentário realizado pelo Núcleo de Comunicação do SUS- Campinas, em parceria com o Centro de Saúde Vila Ipê - Distrito Sul - Campinas/SP, sobre o Grupo de Abordagem Intensiva ao Tabagista.

Ex-fumantes e profissionais da saúde contam suas experiências na luta contra o cigarro.

"As Contribuições da EP para o Desenvolvimento da Função Gestora" com Ricardo Ceccim

Data do Evento: 14/12/2011

Duração: 37'04"

Categoria: Treinamentos e Capacitações

Realização: Núcleo de Comunicação da SMS

Palestra de encerramento das atividades de 2011 da Educação Permanente para Gestores da Secretaria de Saúde do Município de Campinas, proferida pelo Prof. Dr. Ricardo Ceccim da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foram abordados diversos assuntos referentes a Atenção Básica em nossas Unidades de Saúde

INSS de Campinas é o primeiro a capacitar para o atendimento às vítima de Violência de Gênero - parte 2

Data do Evento: 01/03/2013

Duração: 1'43"

Categoria: Treinamentos e Capacitações

Realização: Núcleo de Comunicação da SMS

O município de Campinas promoveu o 1º Encontro sobre Violência de Gênero com os funcionários e gerência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Campinas.
Este encontro ocorreu no dia 1º de março na sede do INSS de Campinas e contou com a presença de especialistas no tema e a participação de aproximadamente 70 funcionários do INSS de Campinas e região. Foram abordados conceitos, legislação e medidas de enfrentamento da violência de gênero.

Veja a entrevista com Ronaldo Girardi, Gerente Executivo substituto do INSS Campinas

INSS de Campinas é o primeiro a capacitar para o atendimento às vítima de Violência de Gênero - parte 1

Data do Evento: 01/03/2013

Duração: 4'47"

Categoria: Treinamentos e Capacitações

Realização: Núcleo de Comunicação da SMS

O município de Campinas promoveu o 1º Encontro sobre Violência de Gênero com os funcionários e gerência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Campinas.
Este encontro ocorreu no dia 1º de março na sede do INSS de Campinas e contou com a presença de especialistas no tema e a participação de aproximadamente 70 funcionários do INSS de Campinas e região. Foram abordados conceitos, legislação e medidas de enfrentamento da violência de gênero.

Veja entrevista com a Dra. Veronica Alencar, coordenadora da Rede Iluminar Campinas

Equipe do Centro de Saúde São Cristóvão desenvolve Linha do Cuidado para gestantes e puérperas

Data do Evento: fevereiro/2013

Duração: 04'28"

Categoria: Serviços e Atividades

Realização: Núcleo de Comunicação da SMS

Equipe do CS São Cristóvão desenvolve Linha do Cuidado para gestantes e puérperas.

A Unidade de Saúde foi escolhida como piloto no município de Campinas para implantação de uma estratégia que propõe qualificar as ações da rede cegonha.

Esta ação foi pactuada "na Região Metropolitana de Campinas, composta de 19 municípios, entre prefeitos e secretários de saúde que estabelece parceria com NEEP e SES para formação de facilitadores.

O objetivo do projeto é facilitar a implantação da linha de cuidado da gestante e puérpera, a partir das unidades da APS (Atenção Primária à Saúde)".

O desejo da equipe, ao repensar todo o seu processo de trabalho, é de garantir e " oferecer um atendimento mais humanizado e qualificado" às mulheres durante a gestação e o puerpério.

Veja entrevista com Isabella Mantovani Gomes, coordenadora do Centro de Saúde, Roseli Silveira Boava Souza, ginecologista e Cláudia Regina Targi R. Souza, dentista.

Equipe da Vigilância de Produtos realiza 1ª reunião após mudança no modelo de trabalho

Data do Evento: 22/01/2013

Duração: 04'36"

Categoria: Serviços e Atividades

Realização: Núcleo de Comunicação da SMS

A Vigilância Sanitária vem se preparando desde o ano passado para mudar o modelo de trabalho. Após vários encontros e seminário, a equipe chegou a um consenso de concentrar algumas atividades de segmentos específicos da Vigilância.

No dia 22 de janeiro ocorreu a primeira reunião da equipe de produtos de interesse para a saúde que envolve medicamentos, correlatos, cosméticos e saneantes. O local escolhido foi a Vila Antiga, um espaço desenvolvido pela Fundação Douglas Andreani em parceria com a Secretaria de Educação de Campinas, cheio de paisagens bonitas para contemplar nos intervalos da reunião.

Veja a entrevista com Daniela Piasecki Silva, coordenadora da Equipe de Produtos, que aborda a mudança do modelo de trabalho.

SADA - Aprender na Escola e na Vida

Data do Evento: 01/2013

Duração: 15'46"

Categoria: Serviços e Atividades

Realização: Núcleo de Comunicação da SMS

 

O Núcleo de Comunicação e o Serviço de Atenção à Dificuldade de Aprendizagem – SADA – produziram um vídeo que narra a história do serviço, desde seu início em 1983, dando origem ao Ambulatório de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, até hoje.

O vídeo relata através dos depoimentos dos profissionais e usuários os conceitos que sustentam esta nova clínica relacionada às dificuldades de aprendizagem, que é transversal e produzida em rede.

Sucesso na abordagem aos Tabagistas no Centro de Saúde Vila Ipê

Data do Evento: 10/01/2013

Duração: 02'45"

Categoria: Serviços e Atividades

Realização: Núcleo de Comunicação da SMS

O Núcleo de Comunicação visitou o Centro de Saúde Vila Ipê para conhecer como funciona o Grupo de Abordagem Intensiva ao Tabagista.

Foram entrevistados Klenio de Oliveira Bonfim, enfermeiro, Maria Cecília de Souza Vasconcelos Queiroz, médica e Genilene Castro, dentista do Centro de Saúde Vila Ipê.

Assista as entrevistas com Klenio e Genilene através do link no nome deste vídeo.

Qualquer pessoa pode participar do grupo, que acontece toda Terça-feira às 18:00h no Centro de Saúde Vila Ipê. Quem decidir juntar-se ao grupo, com certeza, melhorará a qualidade de vida e também terá uma emocionante história para contar…

Endereço do Centro de Saúde Vila Ipê: Rua Synira de Arruda Valente, 1400 - Jardim das Oliveiras Telefones: (19)3276-9541 / 3279-2161 / 3776-0461

Voltar para a Biblioteca