Biblioteca

Galeria de Imagens - 2015

Busca:

Evento

Informações sobre as Fotos

Descrição

III Encontro Municipal de Enfermagem / Mostra Municipal de Enfermagem

Galeria_2015_10_001

Data do Evento: 22/10/2015

Nº de Fotos: 18

Categoria: Eventos

Crédito: Julimar Oliveira, enfermeiro do SAD

Fotos do III Encontro Municipal de Enfermagem / Mostra Municipal de Enfermagem, realizado dia 22/10/2015 no Auditório da Metrocamp.

Vacinação contra a pólio começou no sábado e segue até dia 31/08. Proteja seu filho!

Galeria_2015_08_001

Data do Evento: 15/06/2015

Nº de Fotos: 34

Categoria: Eventos

Crédito: DEVISA

A experiência acumulada, responsabilidade, dedicação e criatividade ímpar fizeram do ‘Dia D Contra a Pólio’ um sucesso!

Os esforços para realizar uma campanha tão ampla como a de multivacinação minimizaram muitos riscos frente ao cenário atual de contingenciamento de vacinas em âmbito nacional que somados às dificuldades da logística local, têm trazido vários desafios para a gestão do Programa de Imunização no município.

UBS, Distritos, DEVISA central com as VISAs Regionais... foram muitas as mãos dedicadas no levantamento das doses, na montagem das caixas de vacina, na distribuição para as unidades, operacionalização, monitoramento, e na divulgação que foi realizada em parceria com a Secretaria de Educação.

Mesmo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações fora do ar durante toda a campanha, a contagem realizada pelas VISAs possibilitou contabilizar 15.454 crianças vacinadas alcançando, assim, 25,6% da meta com as respectivas coberturas: N 26%, S 28%, L 14%, SO 29% e NO 26%.

A campanha continua até 31/08, com a meta de vacinação de 95% das crianças contra poliomielite, o que corresponde a 60.327 doses.

Fotos do evento do dia 15/08/2015, 'Dia D' da campanha de vacinação contra a pólio.

Maio Amarelo - DEVISA participa de ação no Paço Municipal

Galeria_2015_05_002

Data do Evento: 27/05/2015

Nº de Fotos: 15

Categoria: Eventos

Crédito: DEVISA

Dia 27 de maio aconteceu no saguão do Paço Municipal, a Ação de Conscientização para Prevenção de Acidentes de Trânsito, mais uma iniciativa em prol do movimento Maio Amarelo. O evento foi realizado através da parceria entre Secretarias Municipais de Recursos Humanos e Saúde, e Emdec.

Foram distribuídos materiais educativos, e lixeiras para carros com uma chamada para o tema. Orientação aos passantes e exibição de vídeos . Foram distribuídos também laços na cor amarela, que é a marca que simboliza o movimento.

O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

SAÚDE PÚBLICA

Hoje, os acidentes de trânsito são responsáveis por uma das principais causas de internação e mortes no país, contribuindo para a diminuição da expectativa de vida e causando grande impacto nos custos com saúde.

O Ministério da Saúde vem implementando políticas e programas, como o Projeto Vida no Trânsito, objetivando a redução da ocorrência das lesões e mortes decorrentes do trânsito.

O Devisa aderiu ao Projeto Vida no Trânsito e vem desenvolvendo ações intersetoriais voltadas para a vigilância, a prevenção e a promoção da saúde para o enfrentamento desse problema.

Crise hídrica e o trabalho integrado da Vigilância em Saúde de Campinas para minimizar os riscos à saúde da população

Galeria_2015_05_26

Data do Evento: 26/05/2015

Nº de Fotos: 24

Categoria: Eventos

Crédito: DEVISA

Aconteceu na última terça feira, 26 de maio, o Seminário “Crise Hídrica e Riscos à Saúde Pública – Cenários e Perspectivas para Campinas. O evento, organizado pelo Devisa através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, fez parte das atividades de comemoração da SEMEIA – Semana do meio Ambiente/2015.

Teve um público de 176 pessoas, composto por profissionais da Vigilância em Saúde e Atenção Básica da Rede Sus Campinas e convidados das seguintes instituições : ANFARMAG, Conselho Regional de Farmácia, Grupo de Vigilância Sanitária – GVS 17; Instituto Adolfo Lutz de Campinas, Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) e Centro de Vigilância Sanitária Estadual.

O objetivo  foi atualizar e debater com as equipes de saúde e demais participantes a situação da crise hídrica na Bacia Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), seus impactos no município de Campinas, além de sensibilizar sobre os riscos potenciais à saúde da população nesta situação.

No primeiro momento foi realizada uma mesa técnica “Crise Hídrica e Riscos à Saúde” com a participação de palestrantes da SANASA, Comitê PCJ e Setor de Ações sobre o meio Ambiente do Centro Estadual de Vigilância Sanitária que abordaram o cenário da Crise Hídrica na Bacia PCJ, os riscos à saúde e ações do Sistema Público de Abastecimento de Agua para enfrentamento da Crise Hídrica.

O segundo momento foi  uma mesa redonda “ Vigilância em Saúde no contexto da Crise Hídrica” que apresentou os impactos da crise hídrica nas ações de Vigilância em Saúde abordando os aspectos do Programa de Vigilância da Qualidade da Água, riscos químicos, doenças de veiculação hídrica, riscos para água purificadas utilizadas em processo e serviços além de chamar atenção para a importância de estes serviços elaborarem plano de contingência .

As apresentações foram articuladas entre as 3 áreas (Ambiental, Epidemiológica e Sanitária) do Departamento de Vigilância em Saúde – Devisa.

Esse Seminário evidenciou o trabalho integrado entre as áreas e sua vital importância para o enfrentamento deste problema em todos os seus aspectos e complexidades.

Para ver a programação completa, clique aqui.

Semana de Enfermagem 2015 / 76ª Semana Brasileira de Enfermagem

Galeria_2015_05_001

Data do Evento: 21/05/2015

Nº de Fotos: 102

Categoria: Eventos

A Secretaria de Saúde de Campinas realizou durante todo o dia, na quinta-feira, 21 de maio, a 76ª Semana de Enfermagem, com o tema “A Enfermagem em Defesa do SUS: Construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde”.

A abertura contou com a presença do Secretário de Saúde, Carmino Antonio de Souza e da diretora de Saúde, Monica Macedo Nunes, no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas.

Durante o dia, foram formadas mesas de discussão sobre a profissão. O primeiro debate propôs um “Resgate histórico da Enfermagem em Campinas sob diferentes olhares”, presidida pelo médico sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos, professor colaborador da Unicamp, presidente do IDISA e atua na área de desenvolvimento do SUS, Controle Social e Políticas Públicas Sociais, e que foi secretário de saúde em Campinas no período 1983-1988.

Na parte da tarde, os trabalhos continuaram com uma discussão sobre a “Evolução Qualitativa da Enfermagem em Campinas e Reflexos no Cuidado”. A mesa foi conduzida pela coordenadora do Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde – CETS / SMS de Campinas, Alóide Ladeia Guimarães.

O evento foi encerrado com uma homenagem aos profissionais de enfermagem que colaboraram ao longo dos anos para a história da Enfermagem em Campinas.

Entrega da nova credencial de Autoridade Sanitária para os profissionais do DEVISA

Galeria_2015_05_004

Data do Evento: 05/05/2015

Nº de Fotos: 48

Categoria: Eventos

Crédito: DEVISA

No dia 05 de maio aconteceu a entrega da nova Credencial de Autoridade Sanitária para os profissionais do DEVISA.

Aspectos da comunicação, saúde, cultura e valores simbólicos para a sociedade marcaram o evento.

A participação do convidado Ney Carrasco, Secretário Municipal da Cultura, propiciou significativas reflexões e aprendizado sobre o tema.

A nova credencial, elaborada seguindo as cores das logomarcas do SUS e com layout contemporâneo, favorece a identidade visual; garante a segurança necessária à identificação do profissional quanto ao seu vínculo institucional e à delegação do poder que lhe foi atribuído e dá visibilidade à função social e pública que norteia as ações.

Prestigiaram o evento cerca de 160 profissionais técnicos e gestores.

SAMU 192 Campinas recebe Reunião Mensal da RINEM (Rede Integrada de Urgência)

Galeria_2015_04_002

Data do Evento: 08/04/2015

Nº de Fotos: 8

Categoria: Eventos

Crédito: SAMU 192 Campinas

O SAMU 192 Campinas sediou a Reunião Mensal da Rede Integrada de Urgência - RINEM cuja pauta foi a apresentação da estrutura organizacional, operacional,  administrativa e política do Sistema 192, disponível para o desenvolvimento das atividades de atendimento de Urgência e Emergência no Município.

Entrega da Base Descentralizada do SAMU 192 Campinas

Galeria_2015_04_001

Data do Evento: 07/04/2015

Nº de Fotos: 9

Categoria: Diversos

Crédito: SAMU 192 Campinas

Entrega da primeira base descentralizada do SAMU 192 Campinas, que atenderá a região Oeste

Seminário Municipal "Tuberculose - Caminhos para o Cuidado"

Galeria_2015_03_001

Data do Evento: 26/03/2015

Nº de Fotos: 66

Categoria: Eventos

Crédito: DEVISA

“TUBERCULOSE – CAMINHOS PARA O CUIDADO” é um registro emocionante das equipes na condução do tratamento de pacientes com tuberculose. Apresenta depoimentos sobre casos que necessitaram de um olhar amplo e integral, construção de vínculos e confiança, responsabilização e compromisso das equipes. Apresenta desafios enfrentados e conquistas alcançadas. Captação de imagens e edição de Gerson Reis.

Voltar para a Galeria de Imagens

Voltar para a Biblioteca