Novidades

Novidade

27/02/2020

Notícia - Cerest realiza ação no "Dia Internacional da Prevenção das LER/DORT"
Autoria: - PMC

 

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) realiza nesta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, das 8h às 12h, uma ação educativa sobre o “Dia Internacional da Prevenção das LER/DORT”. Profissionais do Cerest vão conversar com o público e tirar dúvidas sobre Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Haverá também distribuição de material educativo. A atividade será nos Terminal Rodoviário Central  e próximo ao Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira.

O serviço também vai entregar folhetos educativos no Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) e no Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) e veicular posts nas redes sociais e portais de comunicação abordando o tema. Segundo o Ministério da Saúde, entre os anos de 2007 e 2016, o registro de casos de LER/DORT cresceu 184%, sendo atualmente as principais causas de adoecimento do trabalhador. Essa tendência também pode ser verificada nos estados e municípios.

Esse conjunto de doenças atingem músculos, tendões, nervos e ligamentos. As causas das LER/DORT estão ligadas à organização do trabalho. Os sintomas mais comuns são dor, formigamento, perda de força, sensação de cansaço e fadiga atingindo principalmente os membros superiores. As doenças podem ser desde tendinites, síndrome miofascial, bursites, epicondilites até síndrome do túnel do carpo. Muitos casos tornam-se crônicos por não serem diagnosticados e tratados precocemente.

O Cerest, que faz parte do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, realiza ações de prevenção, vigilância em ambientes de trabalho, educação em saúde e atendimentos de trabalhadores encaminhados pela rede de saúde.

De acordo com o Serviço, para evitar o adoecimento por LER/DORT, os trabalhadores devem estar atentos às condições de trabalho e formas de diminuir riscos de acidentes e doenças neste ambiente. Também precisam realizar pausas durante a jornada, fazer práticas diárias de alongamento e relaxamento e realizar atividades físicas. Além disso, aos primeiros sintomas de uma doença do tipo é preciso procurar o Centro de Saúde de sua região para avaliação e acompanhamento.

 

Voltar a lista de novidades