Novidades

Novidade

12/02/2020

Notícia - Comitê de Arboviroses firma diálogo com empresas para enfrentar a dengue
Autoria: - PMC

 

Representantes do Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses da Prefeitura de Campinas, reuniram-se na manhã desta quarta-feira, dia 12, com lideranças do GRHUS (Grupo de Recursos Humanos de Campinas e Região), uma associação sem fins lucrativos que reúne profissionais da área que atuam em 50 empresas de Campinas e do entorno. 

O propósito do encontro, segundo o secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza, foi trabalhar uma parceria entre poder público e o setor privado para combater as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, assim como criar formas de conscientizar empresas e colaboradores sobre o combate a criadouros. 

“É preciso que cada um faça a sua parte. Uma série de atitudes simples pode fazer toda a diferença: coisas como descartar corretamente inservíveis, não deixar focos de água acumulada, entre outros. O combate às arboviroses implica uma mudança de hábitos e de atitudes. O poder público é parte da resposta, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e a mobilização da sociedade civil são fundamentais. A participação coletiva é muito importante para enfrentar a dengue, o zika vírus e a chikungunya. Afinal, a maioria dos criadouros está dentro das casas dos cidadãos. É preciso combater esses focos para contermos a expansão das arboviroses”, afirmou Carmino de Souza. 

O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses ofereceu a esses profissionais material informativo sobre eliminação de criadouros e o envio de material de alerta sobre áreas de transmissão em Campinas. A ideia é transformar cada cidadão em um multiplicador de informações e mobilizar a todos no combate ao mosquito. 

O mesmo encontro já foi realizado com representantes da Amcham (Câmara Americana de Comércio) e do Gruca (Grupo Campinas de RH) com o mesmo propósito: multiplicar informações sobre a importância do combate a criadouros em residências e nos locais de trabalho. 

O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses, reúne 14 secretarias (Secretaria Municipal de Governo; de Saúde; de Educação; de Serviços Públicos; do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Recursos Humanos; de Administração; de Comunicação; de Trabalho e Renda; de Esportes e Lazer; de Cultura; de Habitação; de Relações Institucionais, e de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos), além da Defesa Civil, do 156 e da Rede Mário Gatti e da Sanasa. O Comitê planeja continuamente as atividades de combate à dengue, ao zika vírus e à chikungunya em Campinas.

 

Voltar a lista de novidades

 
Crédito: Luiz Granzotto
O secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza: mobilização coletiva contra o mosquito

 


Crédito: Luiz Granzotto
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Andrea Von Zuben, comandou a apresentação

 


Crédito: Luiz Granzotto
Os integrantes do GRHUS manifestaram interesse na proposta