Novidades

Novidade

07/06/2019

Notícia - Campanha vacina 85% dos públicos-alvo contra a gripe até 31 de maio
Autoria: - PMC

 

A campanha de vacinação contra a gripe em Campinas alcançou 85% dos públicos-alvo prioritários até o último dia 31 de maio, data oficial do encerramento da vacinação. Esse número ainda pode crescer, uma vez que as doses remanescentes continuam sendo aplicadas nos Centros de Saúde da rede municipal também para pessoas desses grupos. Desde a última segunda-feira, dia 3 de junho, a vacina está disponível para a população em geral, enquanto durarem os estoques nas unidades de saúde.

Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 31 de maio foram aplicadas 231.241 doses da vacina contra a gripe em Campinas, o que representa uma cobertura vacinal de 85% dos grupos prioritários visados desde que a campanha teve início, no último dia 10 de abril. Em 2018, foram aplicadas 222.530 doses, 86,26% do público-alvo.

Por grupo de públicos-alvo da campanha, a cobertura vacinal atingiu 73% das crianças (53.220 doses); 78% dos trabalhadores de saúde (31.996 doses); 65% das gestantes (7.435 doses), 100% das puérperas (2.050 doses); 93% dos idosos (127.017 doses) e 100% dos professores (9.523 doses). Também foram aplicadas 69.181 doses de vacinas em pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e em condições clínicas especiais.

Para tomar a vacina, basta levar um documento com foto. Se a pessoa tiver, deve levar a carteira de vacinação, mas a falta deste documento não impede de tomar a dose. Em Campinas, a vacina está disponível nos 66 Centros de Saúde até o fim do estoque, o que pode variar de unidade para unidade. Informações sobre endereços e horários de vacinação podem ser obtidas pelo telefone 156. 

 

Prevenção

A gripe, ou influenza, é uma infecção causada por vírus que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, a garganta e os brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

A doença pode apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A gripe é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilidade, principalmente no inverno.

Só no Estado de São Paulo, no ano passado, cerca de 400 pessoas morreram por complicações da gripe. Em Campinas, foram 15 mortes por gripe em 2018. Neste ano, até o momento, não houve confirmações de mortes no município.

Por essa taxa de mortalidade, é muito importante a vacinação para os grupos que apresentam maior risco de complicações em caso de contágio, assim como a adoção de medidas que previnem a transmissão: 

- fazer frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; 

- utilizar lenço descartável para higiene nasal; 

- cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; 

- evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; 

- higienizar as mãos após tossir ou espirrar; 

- não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; 

- manter os ambientes bem ventilados; 

- evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza; 

- se estiver com sintomas de gripe, na medida do possível, evitar manter as atividades cotidianas; 

- evitar aglomerações e ambientes fechados e procurar manter os ambientes ventilados; 

- adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos; 

- orientar o afastamento temporário (trabalho, escola, entre outros) até 24 horas após cessar a febre.

 

Voltar a lista de novidades