Novidades

Novidade

31/05/2019

Notícia - Vacinação contra a gripe será aberta a toda população a partir de 2ª feira
Autoria: - PMC

 

A Secretaria de Saúde de Campinas informa que termina nesta sexta-feira, 31 de maio, a vacinação exclusiva para o público-alvo da Campanha de Vacinação contra a Influenza. Até agora, 211.909 campineiros que são dos grupos prioritários foram vacinados. O número equivale a 78% de cobertura. A meta é imunizar 90% dessas pessoas.

Os grupos prioritários são os de crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, professores, idosos, grávidas, mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias, profissionais de saúde e outros. Quem faz parte desses segmentos deve procurar o posto de saúde mais próximo e se vacinar ainda hoje.

A partir de segunda-feira, dia 3 de junho, a vacinação será aberta para toda a população, independentemente da pessoa estar incluída no público-alvo. A vacina estará disponível para a população em geral enquanto durarem os estoques.

“O grande benefício da vacina contra a gripe é que ela evita que as pessoas de maior risco tenham as formas graves da doença. Pessoas que pegam vírus influenza e são dos grupos prioritários são as que têm maior risco de evoluírem com complicações tais como pneumonia, internações hospitalares e em algumas situações, devido às complicações, evoluir para óbito”, disse a enfermeira Gabriela Marchesi, coordenadora do Programa de Imunização de Campinas.

Só no Estado de São Paulo, ano passado, cerca de 400 pessoas morreram por complicações da gripe. Em Campinas foram 15 mortes por gripe em 2018. Este ano não houve confirmações de mortes no município.

Para tomar a vacina, basta levar um documento com foto. Se a pessoa tiver, ela deve levar a carteira de vacinação, mas a falta deste documento não impede de tomar a dose. Em Campinas, a vacina está disponível nos 66 Centros de Saúde. Informações sobre endereços e horários podem ser obtidas pelo telefone 156.

 

Voltar a lista de novidades