Novidades

Novidade

13/05/2019

Notícia - Viaduto Laurão recebe simulado de acidente de trânsito na noite desta 3ª
Autoria: - PMC

 

Veículos retorcidos, diversas vítimas e equipes de socorro em ação. Quem passar pelo Viaduto São Paulo (Laurão) na noite desta terça-feira, 14 de maio, encontrará um cenário chocante. Como forma de conscientizar a população sobre a importância de fazer escolhas seguras no trânsito, o local será palco de uma simulação de acidente de trânsito com múltiplas vítimas, a partir das 20h. A ação educativa integra o Movimento Maio Amarelo Campinas 2019, promovido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

De forma inédita no Brasil, neste ano a ação ocorre no período noturno, que estatisticamente registra o maior número de acidentes. Será simulada a queda de uma Kombi do Viaduto “Laurão” ocasionada por excesso de velocidade e pela combinação de álcool e direção. Na Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), a Kombi atinge duas motocicletas, pedestres e ciclista. O acidente resulta em 15 vítimas, sendo nove ocupantes da Kombi, dois motociclistas, um ciclista e três pedestres.

O resgate e atendimento das vítimas serão realizados de acordo com os protocolos adotados em situações reais. Haverá uma vítima fatal, três vítimas com risco de morte (categorização vermelha), cinco em estado moderado (categorização amarela) e seis em estado leve (categorização verde). Universitários da Unicamp desempenham o papel de feridos e também atuam como “sombras”, fornecendo todas as informações necessárias aos profissionais envolvidos. Ao longo da simulação, educadores da Emdec realizam abordagem educativa, conscientizando os espectadores sobre segurança no trânsito. 

“Por simular uma situação real de acidente de trânsito, esta ação choca quem está acompanhando e cumpre o objetivo de chamar a atenção para as terríveis consequências da imprudência no trânsito”, destaca o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

Organizada pela Emdec, pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) e Cirurgia do Trauma da Unicamp, o simulado de atendimento de múltiplas vítimas, também busca treinar equipes de resgate que atuam em cidades da região para uma situação real. A ação envolve ainda os seguintes parceiros: Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp), Defesa Civil, Guarda Municipal (GM), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros (Cobom), Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências Paulista (GRAU), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), Ligas do Trauma de faculdades do município e concessionárias de rodovias. Trata-se da quarta edição do simulado, que teve início em 2015, na Praça Arautos da Paz, e se repetiu nos dois anos seguintes.

O Maio Amarelo tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Com o mote “Desacelere! Viva mais”, a campanha de 2019 foi inspirada pelo movimento slow, que combate as rotinas frenéticas. A ideia é incentivar a coexistência harmoniosa no trânsito e fomentar o senso coletivo.

 

Medidas operacionais

O simulado de acidente com múltiplas vítimas será realizado sob o viaduto “Laurão”. As ações operacionais da Emdec começam por volta das 19h30, com bloqueios viários nos acessos das avenidas Dr. Moraes Salles e Princesa D’Oeste para a Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul).

O motorista que segue pela Avenida Dr. Moraes Salles, no sentido Centro – bairro, pode realizar o desvio pela Rua Dr. Antônio Arruda Camargo. Já quem segue pela Avenida Princesa D’Oeste, no sentido Centro – bairro, pode desviar pela Avenida Dr. Moraes Salles.

Agentes da Mobilidade Urbana da Emdec farão o monitoramento do trânsito na região do simulado e orientam os motoristas.

A programação completa do Maio Amarelo 2019 pode ser conferida no portal da Emdec, no hotsite www.emdec.com.br/maioamarelo. Também estão disponíveis diversos materiais gráficos que poderão ser utilizados pelos parceiros do movimento.

 

Voltar a lista de novidades

 
Crédito: Divulgação - Emdec
Como em anos anteriores, atendimento às vítimas seguirá todos os protocolos

Crédito: Divulgação - Emdec
Operação incluirá retirada dos feridos dos veículos danificados

Crédito: Divulgação - Emdec
Equipes de socorro receberão orientação