Novidades

Novidade

13/05/2019

Notícia - Secretaria de Saúde divulga novo balanço da dengue
Autoria: - PMC

 

Entre janeiro e 13 de maio de 2019 foram registrados 11.305 casos confirmados de dengue em Campinas. A região mais atingida é a Noroeste, com 3.168 registros, seguida pela Sudoeste com 2.890 casos; e pela região Sul com 2.828. O boletim está disponível no site: https://dengue.campinas.sp.gov.br/

Uma mulher de 19 anos e uma criança de 5 meses, do sexo feminino, morreram em decorrência da dengue. Elas eram moradoras da região Norte e da região Sul de Campinas, respectivamente. Ambas as pacientes foram atendidas pela rede privada de saúde do município.

Mais do que nunca é importante a colaboração da população, eliminando qualquer recipiente capaz de acumular água e servir de criadouro para o mosquito, incluindo garrafas PET, tampinhas, latas, sucatas e entulhos de construção, além de efetuar a limpeza das calhas de telhados e caixas d’água. O ciclo do mosquito de ovo, larva, pupa e adulto pode se completar em oito dias e, portanto, a retirada de criadouros deve ser regular.

Entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2019 mais de 320 mil imóveis foram visitados pelas equipes que atuam no controle da dengue. No mesmo período, cerca de 73 mil imóveis foram nebulizados com inseticida e aproximadamente 203 mil imóveis tiveram criadouros removidos. 

A nebulização, que é usada para eliminar o mosquito em sua fase adulta, teve de ser suspensa na última semana, pois o Ministério da Saúde não está mais fornecendo o inseticida usado neste processo. Segundo o governo federal, há um desabastecimento momentâneo do produto em todo o território nacional. 

A Prefeitura Municipal de Campinas continua a atuar em diversas frentes com o objetivo de eliminar os criadouros e evitar o nascimento de novos mosquitos. Todos os dias, 804 profissionais do quadro próprio da Prefeitura atuam nas ações de prevenção de campo. Compondo esse quadro, e para reforçar o trabalho de campo, foi contratada, em julho de 2018, uma empresa, com 120 profissionais, que realiza telagem de caixas d´água e controle de criadouros. Também faz parte do escopo da empresa a realização da nebulização em áreas de transmissão de dengue, o que será retomado a partir de do mês de junho conforme previsão de abastecimento do Ministério da Saúde. 

Recentemente, foi feita uma reorganização dos centros de saúde priorizando o atendimento aos casos de dengue – pessoas com sinais e sintomas da doença são atendidas prioritariamente, sem precisar marcar consulta antes. Além disso, foi criado um serviço de referência com um centro de hidratação para atendimento aos pacientes com dengue, que funciona no centro de saúde São Bernardo. Desde 1º de abril, 350 pacientes foram atendidos no local. Pacientes de maior risco são atendidos nos hospitais e prontos-socorros. 

 

Operação Cata-Treco nas regiões Anhumas e Nilópolis

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos também realizará, a partir de quarta-feira, dia 15, uma megaoperação de cata-treco nas regiões Anhumas e Nilópolis, região Leste do município.

Seis caminhões estarão nas ruas até sexta-feira, dia 17. Será feita a coleta de resíduos deixados em pontos recorrentes e coleta de materiais deixados nas ruas. Uma equipe de nove pessoas participará da operação das 7h até as 15h.

A área já vem sendo trabalhada desde o ano passado com ações de conscientização e sensibilização da população local sobre febre maculosa e dengue. Foram realizadas três oficinas na região e surgiu a solicitação da população para a operação de coleta de resíduos.

 

Voltar a lista de novidades