Novidades

Novidade

28/03/2019

Notícia - Comitê de Arboviroses prepara ações para enfrentar dengue 2
Autoria: - PMC

 

O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses definiu, em reunião na manhã desta quinta-feira (28), um conjunto de medidas para enfrentar a chegada o sorotipo 2 da dengue, que não circulava em Campinas desde 2011. 

Dentre as iniciativas pactuadas estão o treinamento para o atendimento e manejo clínico, uma capacitação para médicos e enfermeiros da Rede Mário Gatti, a criação de uma ficha de notificação simplificada, a criação de um hotsite para orientar a população, a agilização de exames e o desenvolvimento de instrumentos de integração entre serviços. 

O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses, reúne 14 secretarias e a Sanasa. É o responsável pelo planejamento das ações em Campinas. 

 

Sintomas

As pessoas que sentirem algum sintoma da doença, como febre alta, dor muscular, fadiga, manchas vermelhas pelo corpo, náusea, vômito, entre outros, devem procurar um centro de saúde. 

Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias. É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Luiz Granzotto
A reunião definiu medidas de resposta e prevenção contra a dengue