Novidades

Novidade

18/02/2019

Notícia - Capacitação prepara profissionais para diagnosticar e tratar a tuberculose
Autoria: - PMC

 

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, promove nesta terça-feira, dia 19 de fevereiro, e na outra terça-feira, dia 26 de fevereiro, no Salão Vermelho do Paço Municipal, uma capacitação sobre tuberculose. O evento é voltado aos profissionais de saúde das redes pública e privada e acontece em dois períodos, de manhã (das 8h30 às 12h) e à tarde (das 13h30 às 17h), com o mesmo conteúdo. Não é necessário se inscrever com antecedência.

A capacitação terá palestras sobre a situação da doença no município, diagnóstico e tratamentos para tuberculose. Haverá também a discussão de casos.

A médica infectologista Valéria Correia de Almeida, do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), e a médica pneumologista do ambulatório de referência de tuberculose - Policlínica II, Sílvia Helena Rondina Mateus, irão conversar com os participantes sobre a importância de reforçar o diagnóstico, abordando também o tratamento da doença.

Valéria Correia de Almeida informa que a tuberculose é uma doença que tem tratamento e tem cura. “É importante que todas as pessoas que tenham sintomas respiratórios, como tosse há mais de três semanas, procurem atendimento médico”, ressalta.

Em 2017, Campinas registrou 380 casos novos de tuberculose e houve 19 óbitos. O município tem conseguido reduzir esta forma da doença e trabalha com a meta de atingir menos de dez casos a cada 100 mil habitantes e de um óbito a cada 100 mil habitantes.

O diagnóstico de tuberculose está disponível, assim como o tratamento, em todos os Centros de Saúde. 

 

Serviço 

Capacitação de Tuberculose 

Datas: 19 e 26 de fevereiro

Horários: período da manhã (das 8h30 às 12h) e da tarde (das 13h30 às 17h)

Local: Salão Vermelho do Paço Municipal

 

Voltar a lista de novidades