Novidades

Novidade

27/07/2018

Notícia - SAMU 192 Campinas participa de simulação de acidente com vazamento de gás
Autoria: - Equipe SAMU

 

Um simulado sobre acidente com vazamento de gás propano na fábrica da Braskem, em Paulínia (SP), teve a participação de funcionários do SAMU 192 Campinas. Promovido pela empresa e a Rede Integrada de Emergências (RINEN), o simulado também contou com equipes dos bombeiros, de brigadistas da Braskem e profissionais de outros órgãos e empresas integrantes da rede, envolvendo 65 pessoas.

O simulado teve entre seus objetivos a avaliação do tempo resposta dos funcionários da empresa para ocorrências do tipo. A coordenadora da enfermagem do SAMU, Juliana Dias de Oliveira Roman, avaliou o simulado como uma atividade produtiva e essencial para a preparação de profissionais para agir em situações extremas. “O simulado foi muito importante para avaliar os recursos disponíveis para atender a esse tipo de ocorrência, além de reforçar a integração entre os serviços da Rede”.

 

Simulação

O processo teve início às 10 horas com o soar do alarme da empresa, em seguida, os brigadistas realizaram a evacuação do prédio, conduzindo os 140 funcionários para as saídas e acionando todos os participantes do RINEN. A ação também envolveu um simulado de risco de contaminação radioativa. No teste, foi feita uma representação com quatro vítimas, uma grave e três leves.

Duas ambulâncias do SAMU foram disponibilizadas para a ação que reuniu profissionais da enfermagem e socorristas. O papel do Serviço neste caso é realizar o atendimento médico ao ministrar medicação, entubar o paciente e remover. Para manter a veracidade da experiência, apenas as equipes da RINEN sabiam do evento. Os funcionários e os brigadistas da Brasken não tinham conhecimento de que era uma simulação, nem mesmo os que atuam no ambulatório da empresa.

Ao final do evento, todas as equipes se reuniram e fizeram uma análise dos erros e acertos da simulação.

A RINEN reúne equipes de empresas privadas, entidades e órgãos públicos da região de Campinas para discutir questões de segurança e como prevenir, como atender situações de emergência. A Rede é uma sociedade civil sem fins lucrativos, criada em Campinas em 11 de maio de 2006. Foi criada por iniciativa do Sétimo Grupamento de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Defesa Civil do Estado de São Paulo através da Redec – Regional Interior/ V Região Administrativa do Brasil e um grupo de empresas privadas.

 

Voltar a lista de novidades