Novidades

Novidade

30/05/2018

Notícia - O SAMU 192 Campinas passa a integrar o projeto "Trocando de Lugar"
Autoria: Equipe SAMU

 

O Samu 192 passou a integrar no mês de maio o projeto Trocando de Lugar, da Rede Mário Gatti. O projeto foi desenvolvido pela equipe de enfermeiras da educação continuada do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e consiste em levar um grupo de profissionais de um setor para atuar em outro departamento ou outro serviço. O objetivo é capacitar os enfermeiros e técnicos para que possam atuar em qualquer setor das unidades de urgência e emergência.

Assim, um grupo da enfermaria do Mário Gatti, por exemplo, é capacitado para atuar no Pronto Atendimento do São José ou no Samu ou vice-versa. No projeto, são feitos rodízios entre os profissionais das diferentes áreas sempre de forma assistida pelo enfermeiro responsável, chamado de enfermeiro-tutor.

Na primeira participação no projeto, a equipe de instrutores do SAMU capacitou 6 profissionais de enfermagem do Mário Gatti e do São José. O treinamento durou um mês e foi dividido em três blocos. O primeiro deles foi teórico. O segundo foi o módulo prático, com simulado de acidente carro X moto. E o terceiro foi o estágio no SAMU, quando os alunos foram acompanhados e avaliados por enfermeiros. A ideia é treinar a cada mês um grupo de 6 funcionários.

A técnica de enfermagem Fernanda Shimenes, funcionária do Pronto-Socorro infantil do Hospital Mário Gatti, foi uma das que participou do projeto recebendo aulas no Samu. Ela disse que foi maravilhoso integrar a primeira turma do projeto no Samu 192.

Para Fernanda, atuar fora do ambiente hospitalar proporcionou um outro olhar, inclusive do que é trabalhar sob pressão no Samu. “A proximidade com o paciente e as suas particularidades facilita a comunicação com o médico regulador. Foi um aprendizado, uma troca de saberes importante”, afirmou Fernanda.

 

Sobre o projeto

O projeto Trocando de Lugar surgiu em 2017, quando a divisão de enfermagem, Educação Continuada e Desenvolvimento de Pessoas do Hospital Mário Gatti identificou a necessidade de capacitar e qualificar os profissionais da enfermagem para entendimento das especificidades dos diversos setores do hospital.

Quando foi criada a Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência, no início deste ano de 2018, o projeto se estendeu para todas as unidades de urgência e hospitalares e o Samu foi a primeira unidade a participar, trazendo para o entendimento do seu cotidiano os funcionários do Hospital Mário Gatti e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São José.

 

Rede Mário Gatti

A Rede Mário Gatti é composta pelas UPAs São José, Campos Grande e Anchieta, pelos hospitais Mário Gatti, Ouro Verde e pelo SAMU 192.

 

Voltar a lista de novidades