Novidades

Novidade

11/01/2018

Notícia - Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses debate ações para 2018
Autoria: PMC

 

O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses realizou nesta quinta-feira, 11 de janeiro, a primeira reunião de planejamento de 2018. O evento foi coordenado pelo secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza, que destacou a importância do trabalho conjunto. "As ações intersetoriais têm contribuído para a melhoria dos índices de Campinas", afirmou o secretário. 

Uma das primeiras ações do ano foi decidida na reunião desta quinta e executada no mesmo dia. Após avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, identificou-se uma área de descarte irregular de resíduos no Jardim Ouro Verde, na Avenida Benedito Roberto Barbosa. No mesmo dia, uma ação conjunta do Grupo de Contenção da SEHAB, da AR 12 e da GM retirou da área os resíduos que tornavam um local um criadouro de mosquitos Aedes aegypti.  

A Prefeitura de Campinas tem desenvolvido continuamente, no decorrer do ano, ações de contenção contra as arboviroses. São operações de nebulização, de visitas a domicílios de limpeza de terrenos, de conscientização da população com especialistas e voluntários e de ações nas escolas com crianças, para difundir informações sobre a prevenção. 

 

Resultados
O número de casos confirmados de dengue em Campinas teve uma queda de 97% ano passado em relação a 2016. Entre janeiro e dezembro de 2017 foram confirmados 119 casos da doença, enquanto que no mesmo período do ano passado foram registrados 3.542.  

Em relação ao zika vírus, neste ano, a cidade confirmou 43 casos. Em 2016, foram 524 registros, o que representa uma redução de 92%. Já os casos de chikungunya, foram confirmados 16, três a mais que em 2016, quando a cidade registrou 13 casos.  

Desde 2015, a Prefeitura de Campinas tem desenvolvido um trabalho de prevenção e combate à dengue envolvendo várias secretarias municipais e a sociedade civil.  

O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses é composto pelos departamentos de Defesa Civil, de Gestão da Informação/Documentos e Atendimento ao Cidadão, pela Sanasa e pelas secretarias de Governo, de Saúde, de Administração, de Assistência Social e Segurança Alimentar, de Comunicação, de Cultura, de Educação, de Esportes e Lazer, de Habitação, de Recursos Humanos, de Relações Institucionais, de Serviços Públicos, de Trabalho e Renda, do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Fernanda Sunega
Primeira reunião de 2018 do Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses

 


Crédito: Divulgação
Operação nesta quinta no Jardim Ouro Verde foi decidida no encontro