Novidades

Novidade

26/06/2017

Notícia - Vacinas contra a gripe continuam disponíveis para população em geral
Autoria: PMC

 

A vacinação contra a gripe foi prorrogada até 7 de julho em todo o Estado de São Paulo. Em Campinas, as vacinas estão disponíveis nos 63 centros de saúde da cidade para toda a população, após a primeira etapa, em que as doses foram aplicadas apenas nos grupos prioritários.

Neste ano, a campanha foi iniciada em 17 de abril. De acordo com o último balanço do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), divulgado em 22 de junho, em Campinas foram vacinadas 203.285 pessoas do grupo prioritário (idosos, gestantes, puérperas, crianças com até 5 anos, professores e trabalhadores da saúde) e 57.150 doentes crônicos. Os números representam 80,7% de cobertura vacinal para estes dois públicos. 

A vacina aplicada em 2017 protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. A equipe técnica da Devisa explica que a composição muda todo ano, de acordo com as cepas do vírus da gripe que estão em circulação no período. Por isso, destacam, é preciso receber a imunização anualmente. A vacina evita as complicações causadas pela gripe e doenças graves, como pneumonia. 

As pessoas com doenças agudas graves e febre (moderada ou alta) devem esperar a melhora do quadro clínico para receber a dose. A vacina contra a gripe pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas, inclusive a de febre amarela. 

 

Influenza 

A gripe, ou influenza, é uma infecção causada por vírus, que afeta o sistema respiratório, mais precisamente nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Pode também ser transmitida de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.  

A doença pode apresentar desde uma forma leve e de curta duração até formas clinicamente graves e complicadas. A gripe é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilidade, principalmente no inverno. 

Por isso, é muito importante a adoção de medidas que previnem a transmissão:  

- Fazer frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

- Manter os ambientes bem ventilados;

- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;

- Se estiver com sintomas de gripe, na medida do possível, evite manter suas atividades cotidianas;

- Evitar aglomerações e ambientes fechados;

- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;

- Orientar o afastamento temporário (trabalho, escola, entre outros) até 24 horas após cessar a febre.

 

Voltar a lista de novidades