Novidades

Novidade

05/04/2017

Notícia - Evento encerra curso de especialização em Gestão de Serviços de Saúde

 

O curso de especialização em Gestão de Serviços de Saúde, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Unicamp, foi encerrado na manhã desta quarta-feira, 5 de abril, em evento realizado no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas. 

Participaram da formação 120 profissionais, que atuam na gestão de unidades e serviços e/ou que são apontados com potencial para a gestão. Onze profissionais que atuam na gestão no município estiveram envolvidos na condução do curso, além de sete outros vinculados à Unicamp. 

O curso priorizou conteúdos voltados à implementação de Diretrizes das Políticas Estruturantes do SUS e foi ministrado de março de 2016 a março deste ano. "Esse curso demonstra que estamos no caminho certo. Temos que, cada vez mais, buscar formação, estratégicas para o aperfeiçoamento desta área tão importante, que é a saúde básica", afirmou o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira.

Para o secretário de Saúde, Carminho Antonio de Souz, “foi um curso de extrema importância com a parceria entre a Secretaria de Saúde e a Unicamp. Mais de 120 gestores foram treinados nos mais diversos temas da gestão em saúde com entusiasmo e excelentes resultados, inclusive, científicos. Grande iniciativa, que deve continuar com as ações de ensino em serviços na saúde”. 

Para o médico José Roberto Hansen, coordenador do SAMU-Campinas e um dos coordenadores do curso, a integração entre as diversas instâncias da rede pública foi um dos principais diferenciais da especialização. “Foi um curso extenso e trabalhoso, que exigiu muita dedicação. Tivemos uma grande integração entre os serviços e os profissionais puderam conhecer o trabalho e as dificuldades de outras áreas”.

A médica Andrea Maria Campedelli, cogestora do Centro de Saúde de Barão Geraldo, e que participou do evento, avalia que o conteúdo foi positivo e permitiu conhecer as outras áreas da rede SUS. “O curso foi muito rico e me proporcionou muito conhecimento. O que achei diferente é que não era apenas sobre cuidados básicos, vivenciamos o SAMU e Vigilância, por exemplo”. 

Os trabalhos de conclusão estarão expostos no saguão do Paço Municipal e permitirão consultar as atividades realizadas pelos profissionais em suas unidades, entre elas ações internas voltadas à melhoria no processo de trabalho e o fortalecimento do trabalho em rede.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Luiz Granzotto
Vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira, e secretário de Saúde, Carmino de Souza
 

Crédito: Luiz Granzotto
Curso de especialização em gestão foi uma parceria com a Unicamp
 

Crédito: Luiz Granzotto
Trabalhos de conclusão estarão expostos no saguão do Paço
 

Crédito: Luiz Granzotto