Novidades

Novidade

10/02/2017

Notícia - Agendamento para a vacinação da febre amarela será pelo Disque-Saúde

 

A Secretaria de Saúde de Campinas alterou o esquema de acesso à vacinação contra a febre amarela. A partir da próxima segunda-feira, 13 de fevereiro, as pessoas que forem viajar para áreas com indicação de vacina devem fazer o agendamento da aplicação por meio do Disque-Saúde (telefone 160). 

O atendimento será feito das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e o agendamento será para as 15 unidades que atualmente aplicam a vacina. Confira a relação de Centros de Saúde no enderço https://saude.campinas.sp.gov.br/locais_vacinacao.htm.

O motivo da alteração foi o aumento na demanda. “Em janeiro deste ano, aplicamos 6 mil doses. Na primeira semana de fevereiro, cerca de 4 mil. No ano passado inteiro, fizemos 6 mil doses. Essa medida tem o objetivo de dar mais conforto, tanto para quem vai receber a vacina, como para quem vai aplicar”, afirma o secretário Carmino Antonio de Souza. 

Ele ressalta que a cidade não está em área de risco e que devem se vacinar apenas as pessoas com viagem marcada para as regiões apontadas pelo Ministério da Saúde (https://saude.campinas.sp.gov.br/vigilancia/vacinacao/2017/Municipios_conforme_area_recomendacao_para_vacinacao_contra_febre_amarela.pdf). “A vacina é um imunubiológico com vírus vivo atenuado. É eficiente do ponto de vista de proteção, mas tem efeitos colaterais, que em casos remotos podem ser muito graves. Por isso, deve ser usada apenas em quem precisa”, explica. 

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea Von Zuben, afirma que é feito monitoramento nas matas de Campinas e no entorno da cidade. “Todo macaco que morre tem material coletado para análise no Adolfo Lutz. Temos plantão 24h, inclusive aos finais de semana e feriados".  

Andrea acrescenta que o Brasil não tem casos de febre amarela urbana desde 1942. “A doença é transmitida por mosquitos silvestres, que até hoje não foram encontrados nas matas de Campinas e região”, afirma.

 

Voltar a lista de novidades