CS Jardim Aurélia comemora 10 anos do grupo de ginástica chinesa Lian Gong

29/11/2011

Autor: Thatyane Pereira

O Centro de Saúde (CS) Jardim Aurélia, na região Norte da cidade, comemorou nesta terça-feira, dia 29 de novembro, dez anos da ginástica chinesa Lian Gong (lê-se liam cum) na unidade.

Para marcar a data, durante todo o dia, houve atividades como a prática da ginástica chinesa por vários grupos atendidos nas unidades de saúde da região norte da cidade, dança circular, bingo entre outras. A programação aconteceu no antigo Clube das Andorinhas e contou com a presença de Nelson Iba, um dos principais mestres do Lian Gong no Brasil. Também teve apoio da Associação dos Aposentados e Pensionistas e Metalúrgicos e outras categorias de Campinas.

“Eu comecei o Lian Gong há 8 anos. Eu tinha bico-de-papagaio, hernia na coluna e tendinite. Sentia muitas dores. Mas agora não tomo mais remédio. Só faço alongamento e Lian Gong” explica uma das participantes do grupo, dona Catarina, de 71 anos.

Djarina Agostine, 64 e Maria do Rosário, 88 são outras participantes que trocaram os remédios para dores pela a prática de Lian Gong. Elas também praticam a ginástica há 8 anos e estavam entre as 80 pessoas que participaram do evento.

Segundo a coordenadora do grupo de Lian Gong do CS Aurélia, Elyni Singh de Almeida Veiga, a idéia para o evento do ano que vem já foi discutida com Nelson Iba. O objetivo é promover um encontro grande entre todos os participantes municipais de Liang Gong.

Lian Gong.

Baseada na tradicional medicina chinesa, a ginástica Lian Gong foi criada há apenas 30 anos por um ortopedista chinês. Em Campinas, ela passou a ser utilizada e expandia no Sistema Único de Saúde por meio do projeto Corpo em Movimento, da Secretaria de Saúde, e virou um sucesso entre os usuários. Numa série de 36 exercícios, esta ginástica trabalha a musculatura, as articulações e tendões do corpo todo. É recomendada para pessoas com artrose, tendinite, fibromilagia, além de outras queixas e para pessoal com mais idade. A ginástica chinesa pode ser utilizada ainda na prevenção de outros agravos à saúde. Para participar, basta o interesse do cidadão

A prática do Lian Gong é disponibilizada às terças e quartas-feiras, às 9h da manhã no Centro de Convivência do Jardim Aurélia e às sextas, às 8h da manhã.