Ministro Alexandre Padilha inaugura CS Santa Rosa na tarde deste sábado

17/11/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

Campinas recebe na tarde deste sábado, 19, a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que chega para participar da inauguração do Centro de Saúde Santa Rosa, construído na rua Geraldo Robim, 150, área de abrangência do Distrito Noroeste de Saúde. A cerimônia de entrega de mais esta unidade básica de saúde, marcada para 17h30, contará com as presenças do prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra e do secretário municipal de saúde, Adilson Rocha Campos, trabalhadores da saúde, usuários, conselheiros de saúde, líderes comunitários e demais autoridades municipais.

O investimento para a construção deste CS foi de R$ 1.135.077,31, recursos oriundos dos cofres municipais. “Essa é uma antiga reivindicação da comunidade do Santa Rosa e de outros bairros próximos. A nova unidade amplia e qualifica o atendimento a esta população que, até então, era feito no Centro de Saúde Valença”, observou o secretário municipal de Saúde.

A unidade passa a ser referência para uma população de mais de 8 mil pessoas em pouco mais de 2.100 domicílios e sua área de abrangência inclui os bairros Jardim Santa Rosa, Jardim Sul América, Chácara Cruzeiro do Sul (Área Urbana), Condomínio Bom Jesus de Pirapora, Condomínio Leblon e Colinas Verdes (Área rural e condomínios).

O Centro de Saúde Santa Rosa foi projetado e construído nos moldes das últimas unidades inauguradas na cidade, como o CS Fernanda e o Campo Belo, na região sul. Contará com sete consultórios médicos e um de odontologia; sala de recepção, vacina, curativo, inalação, medicação, coleta de exames, farmácia, além de uma sala de urgência e emergência.

As instalações incluem, ainda, almoxarifado, sala de agentes comunitários, duas salas para acolhimento, uma de reunião, coordenação, salas de esterilização, expurgo, além de copa, vestiários e sala para guardar material. Também foram construídos três banheiros para deficientes, dois para funcionários e dois nas salas de odontologia.

A enfermeira Silene Menezes Jacobina será a coordenadora da nova unidade. Até esta quinta-feira, dia 17, Silene era coordenadora do CS Valença que, agora, será coordenado pelo médico Fernando Aranha, que atuava como co-gerente do Valença. “Este será um espaço que ficará à disposição da comunidade que, tenho certeza, zelará pelo patrimônio e manterá o forte vínculo com as equipes de saúde da família”, ressalta a enfermeira.

Neste primeiro momento, conforme esclarece Silene Menezes Jacobina, o CS Santa Rosa atenderá a população com uma equipe composta por três enfermeiros, seis auxiliares de enfermagem, um generalista (30 horas), um clínico geral (12 horas), um pediatra (12 horas). Em breve, a equipe será ampliada com mais dois médicos, um ginecologista-obstetra e um pediatra, além de um guarda, um zelador e um recepcionista.

O CS Santa Rosa será representado pelo Conselho Local do CS Valença. Francisco Genésio Lima de Mesquita, conselheiro do segmento dos Movimentos Sindicais, morador do Bairro Santa Rosa, explica que logo após a inauguração da unidade cuidará de agendar uma assembléia para legitimar o Conselho Local do novo Centro de Saúde.

“É importante a participação de toda a comunidade nas decisões que envolvam as políticas de saúde. Só por meio do controle social, com a intermediação do Conselho Local, a população tem como reivindicar um serviço de saúde de qualidade e reforçar esse vínculo da unidade com os moradores do bairro”, argumentou Francisco Genésio.