Campinas inicia agendamento Para mutirão de mamografias

20/10/2009

Autor: Denize Assis

As mulheres de Campinas já podem agendar exames para a próxima edição do mutirão de mamografia que ocorre dia 14 de novembro. O agendamento deve ser feito até dia 28 de outubro. A expectativa é que sejam realizadas 3 mil mamografias no município.

O evento, promovido em todas as cidades paulistas pela Secretaria Estadual de Saúde, tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, por meio da Coordenação de Saúde da Mulher.

O objetivo, segundo a Secretaria de Estado, é reduzir a espera por este exame no Sistema Único de Saúde (SUS). A mamografia é o exame radiológico dos tecidos moles das mamas que permite detectar precocemente lesões sugestivas de câncer.

“A oferta por este exame na rotina na rede pública de saúde de Campinas é de 30 mil por ano. Nos casos de suspeita de câncer, as pacientes são atendidas de forma rápida em unidades especializadas em mastologia, podendo inclusive realizar biópsia no mesmo dia com objetivo de agilizar o diagnóstico”, afirma o médico mastologista Fernando Brandão, coordenador municipal da área técnica da Saúde da Mulher.

Para participar do mutirão é necessário ter o pedido do exame feito pelo médico em mãos. As mulheres devem marcar previamente, por telefone ou pessoalmente, em um dos seis serviços credenciados em Campinas pelo evento para realizar o procedimento (veja abaixo).

Informações podem ser obtidas também nos Centros de Saúde ou pelo serviço 156 da Prefeitura. A paciente poderá realizar a mamografia em qualquer unidade participante do mutirão. Todos os locais terão identificação.

Segundo Fernando Brandão, os casos com lesões sugestivas serão encaminhados para ambulatório especializado de mastologia para uma investigação mais ampliada. Na rotina, para realizar a mamografia na rede pública de saúde de Campinas, a mulher precisa consultar seu médico ginecologista ou clínico no Centro de Saúde para se orientar sobre quando deve começar seus controles mamográficos.

Em todo o mundo, anualmente, cerca de um milhão de mulheres descobre que está com câncer de mama, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, de acordo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se a ocorrência de 49 mil novos casos de câncer de mama em 2007. Em Campinas, são detectados em média 120 cânceres de mama por ano.

Serviços credenciados para o mutirão:

Sanches e Koehler Médicos Associados S/C Ltda.

Av. Senador Antonio Lacerda Franco, 454

Jardim do Lago

Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher - Caism

Av. Alexandre Fleming, 101

Cidade Universitária

Bianchessi & Passos Clínica Médica Ltda.

Rua José Ferreira de Camargo, 12

Nova Campinas

Bianchessi &  Bianchessi & Clínica de Exames Radiológicos Ltda.

Av. Francisco Glicério, 1.900

Vila Itapura

Centro de Ultrassonografia e Medicina Fetal de Campinas SC/Ltda.

Av. Francisco Glicério, 2.132

Centro Clínico Campinas