Palestra e confraternização marcam encerramento do aniversário de 20 anos do CRST

31/10/2006

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, um dos mais antigos em funcionamento no Brasil, promove nesta terça-feira, 31 de outubro, às 18h, no auditório do Centro Profissionalizante Antônio da Costa Santos (Ceprocamp), evento de encerramento das atividades em comemoração ao seu aniversário de 20 anos.

A programação começa às 18h, com mesa de abertura com a presença do secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva. Em seguida, acontece palestra com o tema ‘O SUS e Saúde do Trabalhador’, proferida pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Emerson Elias Merhy, pelo ex-sindicalista Darci Pinheiro, e pelo coordenador da área técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Marco Antonio Gomes Perez. Às 21h, acontece confraternização.

As atividades para marcar os 20 anos do CRST tiveram início em 20 de setembro, com ciclo de palestras e debates, durante o qual foram discutidos os temas: Lesão por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares (Ler/Dort); asma ocupacional; assédio moral no trabalho; saúde mental e trabalho; e princípio de precaução.

O evento tem apoio das instituições Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro); Sindicato dos Químicos Unificados de Campinas e Região, Osasco e Vinhedo; Sindicato da Construção Civil de Campinas e Região; e Ceprocamp.

Segundo a coordenação do CRST, a comemoração foi um momento de reflexão, de troca de experiências e de avaliação de um grande projeto coletivo iniciado há 20 anos. As palestras, que aconteceram sempre às quartas-feiras desde 20 setembro, contaram com um público bastante representativo, com participação de gestores, profissionais de saúde, usuários do CRST, sindicatos e demais entidades dos trabalhadores, além da comunidade em geral.

História

O CRST, equipamento da Secretaria de Saúde mantido com verbas do Sistema Único de Saúde (SUS), surgiu em 1986. A unidade, além de prestar assistência, trabalha na promoção da saúde com ações de vigilância em ambientes de trabalho e atividades de educação em saúde.

Atualmente, o CRST integra a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) e passou a ter oito municípios como área de abrangência oficial, o que constitui uma população de dois milhões de habitantes. Nos 20 anos de atuação, o CRST prestou assistência a 16 mil pessoas.

Denize Assis