PAM da vigilância em saúde reúne mais de 150 pessoas

25/10/2006

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas mobilizou mais de 150 pessoas nesta quarta-feira, 25 de outubro, no Espaço Arcadas (rua José Paulino, 1.389, Centro), no primeiro dia de trabalhos do Plano de Ações e Metas (PAM) da Vigilância em Saúde para os anos de 2007 e 2008.

O evento, que foi aberto pelo secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, reuniu profissionais e gestores da rede pública municipal de saúde, representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e da sociedade civil para definir e pactuar em conjunto ações prioritárias a serem executadas no próximo período.

Foto - Tomás May

“Esta é uma reunião das mais relevantes porque reúne gestor, trabalhador e sociedade para planejar ações e com uma proposta orçamentária acoplada. E a participação da comunidade, por meio dos conselhos, Organizações Não-Governamentais e entidades representativas da sociedade civil legitima as decisões. É um grande avanço e que sirva de exemplo. Esta é a verdadeira construção do Sistema Único de Saúde”, afirmou Francisco Saraiva na saudação aos participantes do evento.

Além de Francisco Saraiva, também participaram da mesa de abertura a enfermeira sanitarista diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Salma Balista, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ercindo Mariano Júnior, e a farmacêutica Eloísa Israel de Macedo como representante dos trabalhadores da Saúde.

Após a abertura, Salma Balista apresentou para o público a Vigilância em Saúde de Campinas, objetivo e forma de atuação, estrutura como está organizada, situação de saúde da cidade com principais indicadores de mortalidade e doenças, desafios a serem enfrentados, diretrizes com que a vigilância tem atuado e, ao final, informou sobre o objetivo do PAM e a importância da participação e cobrança da sociedade neste processo.

Foto - Tomás May

Salma ressaltou que o trabalho da vigilância em saúde é ofertado a 100% da população, garantindo o princípio de universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em seguida, a enfermeira sanitarista Maria Cristina Ilário, coordenadora municipal do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids), informou sobre a experiência do PAM do Centro de Referência de DST/Aids – realizado recentemente - e ressaltou a importância de priorizar e pactuar ações num plano que inclui a previsão de recursos para investimento.

“O plano de ações e metas, construído de forma transparente, pactuada e com controle social, é a base para a construção do Plano Municipal de Saúde. É fundamental para implementar o SUS que queremos” disse.

Em seguida, os trabalhos prosseguiram com a constituição de grupos que iniciaram discussões sobre os seguintes eixos temáticos: organização e gestão da vigilância em saúde no SUS Campinas; ação regulatória: vigilância de produtos, serviços e ambientes; a vigilância em saúde no contexto da atenção integral; formação e atualização dos profissionais de vigilância; e mobilização, participação e controle social.

Foto - Tomás May

O PAM da Vigilância em Saúde prossegue nesta quinta-feira, 26 de outubro, com apresentação dos trabalhos em plenária, encerramento e encaminhamentos. A realização do evento é conjunta da Covisa, Vigilâncias em Saúde (Visas) e Conselho Municipal de Saúde (CMS), e tem apoio do Centro de Educação do Trabalhador da Saúde (Cets), CRDST/Aids e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST). As atividades começam às 8h da manhã com previsão de encerramento às 5h da tarde.

Denize Assis