Campinas estabelece plano de ações e metas para a vigilância em saúde

24/10/2006

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), reúne nestas quarta-feira e quinta-feira, dias 25 e 26 de outubro, profissionais e gestores da rede pública municipal de saúde, representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e da sociedade civil para definir e pactuar o Plano de Ações e Metas (PAM) da Vigilância em Saúde para os anos de 2007 e 2008.

O evento, que acontece no Espaço Arcadas (rua José Paulino, 1.389, Centro), das 8 da manhã às 5 da tarde nos dois dias, terá cinco eixos temáticos: organização e gestão da vigilância em saúde no SUS Campinas; ação regulatória: vigilância de produtos, serviços e ambientes; a vigilância em saúde no contexto da atenção integral; formação e atualização dos profissionais de vigilância; e mobilização, participação e controle social.

“O planejamento das ações e metas da Vigilância em Saúde já vem ocorrendo nos últimos anos. O diferencial desta vez é que as discussões vão ocorrer em conjunto com trabalhadores, gestores, usuários e sociedade civil. Portanto, está mais participativo, mais amplo, com envolvimento tanto das pessoas que vão executar, como daquelas que são beneficiárias”, diz a enfermeira sanitarista Salma Balista, diretora da Covisa.

Além disso, segundo Salma, também pela primeira vez a discussão inclui a previsão de recursos para investimento na área, necessários para o desenvolvimento e qualificação das ações.

A expectativa da comissão organizadora - constituída por representantes dos gestores, trabalhadores e usuários - é de que o evento conte com ampla participação, para estabelecer resoluções que orientem os rumos da vigilância em saúde de forma clara nos próximos anos, inclusive viabilizando o crescimento e a qualificação da área. “Por isso, a participação de todos é fundamental”, afirma a enfermeira sanitarista Maria Filomena Gouveia Vilela, coordenadora da Vigilância Sanitária da Covisa que integra a comissão organizadora do evento.

Segundo Filomena, as propostas a serem discutidas no evento são resultado de um consolidado do planejamento que a Covisa já fez em 2006, das diretrizes apontadas na 7ª Conferência Municipal de Saúde e no Pacto pela Saúde 2006.

A técnica em alimentos Eliane Anichiarico, da Visa Leste, diz que a participação dos trabalhadores no PAM é um avanço. “É importante que o trabalhador possa expor seus pontos de vista e definir junto com o gestor as ações e metas e onde colocar o recurso. Sem dúvida é um avanço”, afirma.

Eliane também avalia como um ganho a participação da comunidade, dos munícipes, sindicatos e Organizações Não-governamentais (ONGs) no processo. “Além de contribuir para o planejamento das ações, conseqüentemente estes atores sociais vão poder se apropriar melhor e conhecer a vivência da Vigilância em Saúde, desafios enfrentados no dia-a-dia, além de colaborar ajudando a priorizar a destinação de recursos”, diz.

Saiba sobre a vigilância.

A Vigilância em Saúde realiza ações voltadas para toda população da cidade, usuários do SUS ou não, que têm como objetivo a prevenção, promoção e proteção da saúde das pessoas. Por exemplo, quando um técnico da vigilância em saúde faz uma inspeção em um consultório odontológico, em um banco de sangue ou em um hospital público, privado ou de convênio, o que se busca é proteger a saúde dos que se utilizam destes serviços, evitando que procedimentos inadequados possam ocasionar doenças ou expor pessoas ao risco de adoecer.

Denize Assis