Seminário de hanseníase reúne mais de 120 pessoas

24/10/2006

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), mobilizou mais de 120 pessoas nesta terça-feira, 24 de outubro, no Sesi Amoreiras, durante o II Seminário Anual de Hanseníase. O encontro, que reuniu médicos e enfermeiros da rede pública municipal de saúde, é etapa preparatória para a Campanha de Combate à Hanseníase que acontece entre 6 e 10 de novembro em Campinas.

O seminário focou três temas principais: aspectos epidemiológicos; diagnóstico e tratamento e prevenção de incapacidade. “As capacitações e as campanhas de prevenção de hanseníase acontecem anualmente em Campinas e integram os trabalhos do plano municipal de eliminação da doença”, afirma o médico sanitarista André Ricardo Ribas de Freitas, da Covisa, um dos palestrantes do seminário.

Atualmente, Campinas apresenta taxa de prevalência próxima de 0,6 casos de hanseníase para cada grupo de 10 mil habitantes, tendo atingido o índice de prevalência menor que um caso/10 mil habitantes, conforme Programa Mundial de Eliminação da Hanseníase da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em março deste ano, o município recebeu certificado do Ministério da Saúde por ter alcançado a meta de eliminação desta doença enquanto problema de saúde pública, conforme parâmetros adotados pelo Ministério da Saúde.

Mas apesar de ter alcançado esta meta, o município ainda tem como grande desafio ampliar a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) para diagnosticar e tratar os casos na fase inicial da doença, por meio da detecção precoce.

“Nossos dados indicam que 10% das ocorrências são identificadas quando a pessoa já tem algum grau de incapacidade podendo evoluir com seqüelas. Um dos objetivos do seminário é sensibilizar as equipes para reverter este quadro”, diz. Em 2005, foram notificados 48 casos novos de hanseníase em Campinas. O tratamento da hanseníase é feito gratuitamente pelo SUS.

Denize Assis