Campinas apresenta propostas para reorganização da atenção básica à saúde

24/10/2006

A Secretaria de Saúde de Campinas promoveu na manhã de segunda-feira, dia 23 de outubro, no auditório do Sindicato dos Médicos (Sindmed), reunião onde apresentou documento com as propostas para a reorganização da rede de atenção básica à saúde no município. Coordenado pelo diretor municipal de Saúde, Pedro Humberto Scavariello, e pela coordenadora municipal da Atenção Básica, Lígia Neaime de Almeida, o evento mobilizou diretores, coordenadores dos cinco distritos de saúde, apoiadores e técnicos de diversas áreas.

“O objetivo é fortalecer a estratégia de saúde da família na cidade, garantindo maior acesso e melhorando a qualidade da assistência”, afirma Scavariello. A necessidade da reorganização foi apontada no Plano Municipal de Saúde e partiu da percepção de que a cidade tem um modelo único de assistência à atenção básica que, em alguns locais, não tem dado conta.

Segundo Scavariello, a proposta apresentada vem sendo construída há dois anos, a partir da avaliação da organização e funcionamento da rede, com base em eixos norteadores - organização do trabalho das equipes de saúde; mapeamento de risco e dimensionamento de recursos humanos - apontados em inúmeras discussões com o grupo gestor da Secretaria, representantes do Departamento de Saúde e dos Distritos de Saúde.

Também foram consideradas para a construção da proposta, as bases do Programa de Saúde da Família do Ministério da Saúde voltadas para grandes centros, onde o modelo tradicional de Saúde da Família não tem se mostrado adequado.

“A idéia central desta reorganização é centrar o foco da assistência no modelo de Saúde da Família para comunidades de maior vulnerabilidade biológica, social e subjetiva. Para as áreas de menor risco, a assistência à atenção básica continua sendo feita da maneira como sempre ocorreu, com toda equipe da unidade básica de saúde se responsabilizando pela população total do seu território e garantindo acesso a todas ações de saúde”, diz Scavariello.

A proposta agora será levada gradativamente para todos os fóruns da Secretaria para ampliar a discussão sobre as estratégias da sua operacionalização e com o objetivo de que o produto final seja viabilizado com a participação inclusive do controle social. A próxima etapa dos trabalhos acontece em oficina no dia 17 de novembro. O objetivo é que o plano esteja sendo viabilizado na prática já em 2007.

Denize Assis