Campinas encerra campanha contra a raiva animal neste final de semana na região sul

18/10/2006

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, pretende vacinar aproximadamente 40 mil animais no próximo final de semana, dias 21 e 22 de outubro, na região sul da cidade, na quinta e última etapa da Campanha de Vacinação Contra a Raiva de Cães e Gatos.

Para viabilizar a ação, a Vigilância em Saúde (Visa) Sul vai mobilizar 580 servidores que vão atuar em 73 postos de vacinação – 32 no sábado e 41 no domingo -, no período das 8 da manhã às 5 da tarde, e em atividades de suporte como transporte das equipes ou no almoxarifado.

No sábado os postos vão estar instalados em pontos na abrangência da Vila Orozimbo Maia, Vila Brandina, Parque da Figueira, Paranapanema, São Vicente, Santa Odila, e Vila Ipê.

No domingo a campanha acontece nas áreas do Carvalho de Moura, Faria Lima, Vila Rica, São José, Oziel, Monte Cristo, Nova América, São Domingos, Jardim Fernanda e Campo Belo.

Alguns postos vão atuar apenas em meio período, ou de manhã ou à tarde. Para a zona rural, serão disponibilizadas equipes volantes. As doses são gratuitas.

De acordo com a bióloga Heloísa Malavasi Girardi, da Vigilância em Saúde (Visa) sul, todos os animais com mais de três meses, mesmo os que já tenham tomado a vacina este ano, inclusive fêmeas prenhes, no período de amamentação ou no cio e animais idosos devem ser vacinados. “A vacina não tem contra-indicações. No caso de dúvidas, a pessoa pode esclarecê-las no próprio posto de vacinação. Os proprietários de mais de três animais devem se informar no centro de saúde da abrangência do seu bairro sobre a vacinação domiciliar”, afirma.

Heloísa diz que é importante lembrar mais uma vez que a raiva é doença fatal. “Campinas é uma cidade que tem a raiva controlada e as campanhas de vacinação são importantes para manter esta situação”, afirma. A bióloga informa ainda que é dever do proprietário vacinar seus animais anualmente durante as campanhas.

As pessoas que necessitarem de informações mais detalhadas sobre os postos de vacinação podem ligar no telefone 156 da Prefeitura ou no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), nos telefones 3245-1219 ou 3245-2268, ou obtê-las pelo endereço www.campinas.sp.gov.br/saude

Denize Assis