Palestra do CRST aborda Saúde Mental e Trabalho

17/10/2006

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST), da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, promove na quarta-feira, 18 de outubro, palestra sobre Saúde Mental e Trabalho. O evento acontece a partir das 14h, no Auditório do Centro Profissionalizante Antônio da Costa Santos (Ceprocamp), e integra a programação de aniversário de 20 anos do CRST, constituída por uma série de palestras e debates que tiveram início em 20 de setembro e vão até o dia 31 de outubro.

A palestrante é a doutora em psicologia social na Universidade de São Paulo (USP) Márcia Hespanhol Bernardo, do CRST Campinas. A debatedora é Maria Dionísia Dias, do CRST de Amparo, doutoranda em psicologia social na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). A palestra é aberta a todos interessados. Inscrições e informações podem ser obtidas pelos telefones 3272-1292 ou 3272-8025 ou pelo e-mail saude.crst@campinas.sp.gov.br

Segundo Márcia, o tema ‘Saúde Mental e Trabalho’ foi incluído na programação por estar bastante vinculado ao contexto do trabalho na atualidade. “Este é um tema emergente, cada vez mais freqüente devido principalmente ao desequilíbrio de forças entre trabalhadores e empresa, em ambientes de trabalho com muita pressão, com ritmo acentuado e que, conseqüentemente, propiciam sofrimento muito maior”, diz.

Márcia afirma que no cotidiano dos trabalhadores, empresas e profissionais da saúde estes problemas não aparecem como diretamente vinculados ao trabalho. “As empresas colocam mais no plano do indivíduo e não do trabalho e os trabalhadores sentem dificuldades para provar que o que sentem está associado ao trabalho”, informa.

Então, segundo Márcia, a idéia do debate é levantar esta questão e sensibilizar todos os setores envolvidos e principalmente empresas para que reconheçam que problemas de saúde mental podem ter origem ou serem agravados pelo trabalho.

De acordo com Márcia, em atividade recente com sindicatos representativos dos trabalhadores, a questão da saúde mental relacionada ao trabalho foi apontada como um dos problemas que têm aparecido com muita freqüência.

O ciclo de palestras e debates do CRST prossegue nos dias 25 e 31 de outubro, com os temas: princípio de precaução; e o Sistema Único de Saúde (SUS) e a saúde do trabalhador. O início é sempre às 14h, com exceção do dia 31, quando o evento começa às 18h e inclui confraternização.

História

O CRST é uma unidade de referência da Secretaria de Saúde de Campinas, mantida com verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 1986. A unidade presta assistência e trabalha na promoção da saúde, com ações de vigilância em ambientes de trabalho e atividades de educação em saúde.

Desde julho de 2003, o CRST Campinas passou a integrar a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), tornando-se um serviço regional e tendo em sua área de abrangência oito municípios, o que constitui uma população de aproximadamente dois milhões de habitantes.

Denize Assis