Pronto-Socorro da Santa Casa Leste começa a atender pelo SUS em janeiro

13/10/2006

Medida foi anunciada pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos na tarde desta sexta-feira, 13.
Unidade terá capacidade para atender entre 500 e 600 pessoas por dia

A Prefeitura entrega à população, em janeiro, o Pronto-Socorro (PS) Santa Casa Leste, que vai funcionar na Irmandade de Misericórdia Santa Casa, no centro de Campinas, e terá capacidade para atender entre 500 e 600 pessoas por dia. A instalação do novo PS foi anunciada na tarde desta sexta-feira, 13 de outubro, pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos durante visita à Santa Casa.

O prefeito estava acompanhado do Secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, do diretor municipal de Saúde, Pedro Humberto Scavariello, da diretora do Departamento de Gestão e Desenvolvimento Organizacional da Secretaria de Saúde, Maria Cecília Brandt Piovesan, e de técnicos da pasta.

A equipe foi recebida pelo provedor da Santa Casa, Álvaro Mendonça, pelo diretor de patrimônio, Mauro Chiantia, e pelo coordenador do Conselho de Administração, Paulo Afonso Ribeiro Jorge.

Na ocasião, dr. Hélio informou ainda que também vão ser inaugurados mais 30 leitos de retaguarda na Santa Casa, ampliando de 35 para 65 os leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) naquela instituição.

“A instalação de uma unidade para atender casos de maior complexidade nesta área central, onde não tem pronto-socorro do SUS, é muito importante. Primeiro porque resgata a Santa Casa como patrimônio histórico da cidade. Depois, porque, pela localização, vai ser referência para uma população de aproximadamente 300 mil pessoas, constituída na sua maior parcela por idosos e que, por isto mesmo, vai prestar um atendimento diferenciado com foco no atendimento de urgência e emergência para o idoso”, disse o prefeito.

Segundo dr. Hélio, além de ampliar o atendimento e garantir maior acesso médico-hospitalar aos cidadãos de Campinas, a unidade permite qualificar a resposta aos casos de mais graves, melhorando assim o sistema de urgência e emergência do município como um todo.

Segundo o secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, a Prefeitura vai investir, inicialmente, R$ 300 mil de recursos próprios, para reforma e adequação da área. Posteriormente, o investimento está orçado em R$ 2,5 milhões a serem aplicados em obras e aquisição de equipamentos e mobiliário. Esta verba virá do Ministério da Saúde, do Qualisus, a partir de projeto elaborado e encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Saraiva avalia que a parceria com a Santa Casa é muito importante. “Há 20 anos a Santa casa está desativada e trabalha de forma tímida em relação ao SUS. Então, vamos reativar a unidade enquanto unidade de Pronto Atendimento, no coração da cidade, numa área central - que atualmente não conta com este tipo de assistência pelo SUS -, com alta densidade populacional, e com perspectiva de ampliar a parceria com serviços de alta complexidade”, disse.

Segundo o secretário de Saúde, o Pronto-Socorro Santa Casa Leste vai contar com a parceria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Pontifícia Universidade de Campinas (Puc-Campinas). “Sem dúvida é um momento histórico, de resgate de um hospital que é patrimônio histórico, já abrigou a Faculdade de Medicina da Unicamp, vai contar com atuação das universidades e com perspectiva de avançar na parceria, já que tem potencial de mais de 200 leitos”, afirmou.

Para o médico Paulo Afonso Ribeiro Jorge, coordenador do Conselho de Administração da Santa Casa, a ampliação da parceria com a Secretaria de Saúde tem significado histórico, especial – atualmente a Santa Casa abriga 35 leitos e um ambulatório de especialidades do SUS.

“É um momento de aproximação do poder público com a Santa Casa, com a participação das universidades, para servir melhor a população. Fiquei muito entusiasmado. Além disso, tem pra mim um significado particular especial porque fui professor da faculdade de medicina aqui neste prédio e o prefeito dr. Hélio foi nosso aluno aqui”, afirmou Ribeiro Jorge.

O provedor da Santa Casa, Álvaro Mendonça, diz que a parceria com a Secretaria marca um momento importante. “É um projeto que vai trazer um aglomerado de benefícios. É bom para a instituição – nosso prédio estava ocioso -, para a prefeitura, para as universidades e para a população”, disse.

O diretor de patrimônio da Santa Casa, Mauro Chiantia, ressaltou que a parceria vai permitir ampliar o acesso da população a uma construção de 130 anos, com um significado importante na história da cidade. “Isto também é muito relevante. É um patrimônio histórico que abre suas portas para atendimento”, disse.

Denize Assis