Campanha contra a raiva pretende atingir 22,6 mil animais neste final de semana, na região noroeste

06/10/2006

Moradores da região noroeste de Campinas que possuem cães e gatos devem levar seus animais para serem vacinados contra a raiva nestes sábado e domingo, dias 7 e 8 de outubro, durante a quarta etapa da Campanha Municipal de Vacinação Anti-rábica. A meta, nesta fase, é vacinar pelo menos 22,6 mil animais: 21 mil cães e 1,6 mil gatos.

A vacinação será realizada em 51 postos instalados em centros de saúde, escolas, igrejas, centros comunitários e praças públicas no período das 8h da manhã às 5h da tarde. Também vão circular equipes em postos volantes para atender locais de acesso distante, como áreas rurais. Os endereços dos postos podem ser consultados pelo telefone 156 da Prefeitura ou no portal www.campinas.sp.gov.br/saude

A campanha já foi realizada nas regiões leste, sudoeste e norte, mas os moradores destas áreas que perderam a oportunidade podem levar seus animais para serem vacinados nesta etapa. A dose é gratuita.

Segundo o médico veterinário Yuri Feltrin, da Vigilância em Saúde Noroeste, a vacina pode ser aplicada em qualquer animal a partir de três meses de idade, mesmo em caso de doença ou prenhez e a indicação vale inclusive para o animal que já tiver tomado a dose em várias campanhas anteriores. A vacinação é anual, mas não há contra-indicação se o cão ou gato for vacinado mais de uma vez no mesmo ano. “É dever do cidadão levar o animal para ser vacinado todos os anos”, diz Yuri.

A vacinação animal é a principal forma de prevenção da raiva humana. No meio urbano, segundo o Instituto Pasteur, o principal transmissor da doença para o homem é o cão – cerca de 80% dos casos -, seguido do gato.

Onde vão estar os postos:

No sábado, 7, os postos vão estar instalados em pontos estratégicos dos bairros Jardim Ipaussurama, Satélite Íris 1, Vila União, Jardim Campos Elíseos, Jardim Novo Campos Elíseos, Vila Perseu Leite de Barros, Parque Tropical, Jardim Novo Londres, Jardim Roseira, Vila Castelo Branco, Jardim Paulicéia e Vila Padre Manoel da Nóbrega.

No domingo, 8, os locais de vacinação serão nos bairros Parque Floresta 1 e Floresta 3, Campina Grande, Residencial São Luís, Residencial São Bento, jardins Florence 1 e 2, Jardim Rossin, Nova Esperança, Princesa D´Oeste, Residencial Cosmo, Satélite Íris 3 e 4, Jardim Novo Maracanã, Jardim Lisa, Jardim Santa Clara, Parque Valença 1 e 2, Jardim Santa Rosa, Parque Itajaí 2 e 4 e Parque da Amizade.

Saiba mais sobre a raiva:

O que é?

A raiva é uma doença que acomete mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens, sendo portanto, uma zoonose. É causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais.

Em alguns países desenvolvidos, a raiva humana está erradicada e a raiva nos animais domésticos está controlada, mas ainda é efetuada vigilância epidemiológica em função dos animais silvestres.

No Brasil, a raiva humana ainda faz vítimas. Mesmo no Estado de São Paulo existem regiões com epizootia (epidemia entre animais), devendo haver, principalmente por parte dos municípios, um melhor desempenho nas atividades de controle da raiva animal.

Modos de transmissão:

A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão. No Brasil, o principal animal que transmite a raiva ao homem é o cão.

O morcego hematófago é um importante transmissor da raiva, pois pode infectar bovinos, eqüinos e morcegos de outras espécies. Todos estes animais podem transmitir a raiva para o homem.

Denize Assis