Palestra aborda assédio moral no trabalho

03/10/2006

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas promove nesta quarta-feira, 4 de outubro, palestra sobre Assédio moral no trabalho. O evento acontece a partir das 14h, no Auditório do Centro Profissionalizante Antônio da Costa Santos (Ceprocamp), e integra a programação de aniversário de 20 anos do CRST, constituída por uma série de palestras e debates que tiveram início em 20 de setembro e vão até o dia 31 de outubro.

O palestrante é o médico Jefferson Pires de Freitas, do CRST da Freguesia do Ó. A debatedora será a médica Vera Lúcia Salerno, do CRST de Campinas. A palestra é aberta a todos interessados. Inscrições e informações podem ser obtidas pelos telefones 3272-1292 ou 3272-8025 ou pelo e-mail saude.crst@campinas.sp.gov.br

Segundo a coordenação do CRST/Campinas, o tema assédio moral no trabalho tem constado muito freqüentemente na pauta dos trabalhadores que buscam assistência no CRST. Ainda de acordo com a coordenação, o assédio moral no trabalho – que se constitui nas opressões, humilhações etc - não é um problema de saúde, mas pode levar ao adoecimento ou ao agravamento do quadro inclusive ao sofrimento mental.

“Esta é uma questão que tem aparecido muito no cotidiano do CRST e, embora seja discutida no âmbito jurídico, pode levar à doença”, afirma a psicóloga do CRST/Campinas, Márcia Hespanhol Bernardo.

O ciclo de palestras e debates do CRST prossegue nos dias 18, 25 e 31 de outubro, com os temas saúde mental e trabalho; princípio de precaução; e o Sistema Único de Saúde (SUS) e a saúde do trabalhador. O início é sempre às 14h, com exceção do dia 31, quando o evento começa às 18h e inclui confraternização.

História

O CRST, equipamento da Secretaria de Saúde mantido com verbas do Sistema Único de Saúde (SUS), surgiu em 1986. A unidade, além de prestar assistência, trabalha na promoção da saúde com ações de vigilância em ambientes de trabalho e atividades de educação em saúde.

Atualmente, o CRST integra a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) e passou a ter oito municípios como área de abrangência oficial, o que constitui uma população de dois milhões de habitantes. Nos 20 anos de atuação, o CRST prestou assistência a 16 mil pessoas.

Denize Assis