Campinas é habilitada para realizar cirurgias cardíacas pelo Celso Pierro

02/10/2006

O Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas acaba de ser habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar cirurgias cardíacas pelo Hospital Celso Pierro da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Até então, o Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) era o único serviço credenciado na cidade para este tipo de procedimento.

A medida, anunciada na tarde desta segunda-feira, 2 de outubro, pelo secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, atende a antigas reivindicações da população, dos gestores e trabalhadores do SUS Campinas e dos administradores municipais.

“É um grande avanço e uma vitória. Conseguimos assim melhorar a atenção à saúde da nossa população, com a ampliação e descentralização da cirurgia cardíaca. Isto significa que parte dos nossos munícipes não precisam mais se deslocar para outras cidades para se submeter a estas cirurgias”, disse Saraiva.

Segundo o secretário, embora seja restrita a populações selecionadas, a cirurgia cardíaca tem atualmente uma indicação precisa e é endereçada a pacientes com uma gravidade maior, que correm risco de complicações graves. “E em Campinas temos condições técnicas de realizar estas cirurgias como em qualquer outro local do mundo”, afirma.

Com a habilitação, o Celso Pierro vai poder realizar 24 cirurgias por mês, sendo 12 cirurgias cardíacas e 12 angioplastias. Por mês, 70 pacientes de Campinas são submetidos a cirurgias cardíacas, 20 das quais são feitas no HC da Unicamp e o restante em outros municípios.

Saraiva afirma que embora este ainda não seja o número ideal, esta é uma grande conquista para o SUS Campinas. A diretriz da Secretaria de Saúde é, nos próximos períodos, aumentar o volume de cirurgias cardíacas realizadas no próprio município. “Sem dúvida é um marco histórico”, disse.

Para obter o credenciamento do Ministério da Saúde para o Celso Pierro, uma equipe de técnicos da Secretaria de Saúde de Campinas elaborou projeto junto com profissionais da Direção Regional de Saúde (DIR XII) com objetivo de montar a rede para assistência cardiovascular na região. O credenciamento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.

O projeto ainda foi avaliado pelas comissões intergestores regional e bipartite (CIR e CIB) antes de ser encaminhado para aprovação do Governo Federal. Com a habilitação, aumentam também os repasses para o SUS Campinas. A verba é de aproximadamente R$ 1 milhão por ano.

Denize Assis