Saúde bucal: Seminário prepara equipes para ações preventivas

10/09/2009

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Departamento de Saúde, promove nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, das 8h às 10h, no anfiteatro da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC), o seminário Reorganização dos procedimentos coletivos e preventivos em saúde bucal na rede básica.

Voltado para as equipes de saúde bucal, o evento vai discutir a Resolução 159, da Secretaria de Estado da Saúde; a importância dos procedimentos coletivos e preventivos junto à rede básica; e as competências do auxiliar de saúde bucal e do técnico de saúde bucal antes e depois da regulamentação.

Também serão apresentadas experiências em atividades preventivas desenvolvidas por dois centros de saúde. Após discussão de cada item da resolução, serão promovidos debates e feitos encaminhamentos para elaboração de um documento para nortear as ações coletivas de saúde bucal na rede básica.

A resolução 159, da Secretaria de Estado da Saúde, trata das atividades preventivas em odontologia desenvolvidas pelos centros de saúde. A expectativa é mobilizar entre 150 e 180 profissionais no seminário.

“As ações preventivas em saúde bucal são de extrema importância porque promovem a mudança de comportamento da comunidade em relação aos cuidados bucais e disseminam conceitos sobre o não adoecer, sobre prevenir doenças como a cárie e as doenças gengivais. Também propagam o autocuidado. O seminário vai tratar deste tema com objetivo de uniformizar as ações na rede básica”, afirma o cirurgião-dentista Isamu Murakami, coordenador da área de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde.

O coordenador informa que os procedimentos coletivos e preventivos de saúde bucal desenvolvidos pelas unidades básicas são destinados a grupos e podem ocorrer tanto no próprio espaço do centro de saúde - com pacientes com hipertensão, diabetes, gestantes e idosos - como em outros espaços sociais na abrangência de cada unidade - como escolas, igrejas, ONGs.

Nestes grupos, os trabalhos ocorrem por meio de atividades de educação em saúde – como palestras, apresentação de filmes educativos - e também pela execução de procedimentos como escovação supervisionada, uso de fio dental, noções de cuidados com a alimentação entre outros.

“São ações direcionadas a todas as faixas etárias com o objetivo principal de incentivar melhoria nos cuidados com a saúde bucal. Estas ações integram as diretrizes das políticas estadual e nacional de saúde bucal”, diz Isamu.

Volta ao índice de notícias