Centro que atende recém-nascidos no Mário Gatti ganha prêmio no aniversário do Paidéia

03/09/2003

O Centro de Referência em Desenvolvimento Infantil - Fênix, do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" (HMMG), que atende recém nascidos prematuros e/ou crianças com intercorrências graves perinatais, está entre os cinco trabalhos vencedores do Prêmio Estímulo, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Com 120 trabalhos inscritos, a iniciativa culminou com a premiação das equipes, no último dia 29, na Estação Cultura, por ocasião das festividades de 2 anos de implantação do Programa Paidéia Saúde da Família. Cada um dos cinco trabalhos escolhidos foi contemplado com um prêmio em dinheiro de R$ 3 mil.

Conforme explicou secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo Cabral Carpintéro, a instituição desse prêmio teve como objetivo "propiciar a motivação das equipes, elevar o nível de qualidade dos serviços prestados, estimular experiências singulares e promover maior conhecimento e integração entre os funcionários".

Anna Elisa Scotoni, médica neuropediatra do Mário Gatti, que integra o Centro de Referência Fênix, explica que a proposta da equipe é acolher os recém-nascidos dependentes do Serviço Único de Saúde (SUS), provenientes da Maternidade de Campinas, que apresentam riscos de desvio no desenvolvimento neuro-psicomotor.

O atendimento, na maioria das vezes, é dirigido a crianças prematuras abaixo de 34 semanas, com peso inferior a 1.500 gramas, ou que tiveram qualquer agravo no período pré-natal.

No ano de 2002 iniciaram acompanhamento no Centro 162 crianças, das quais doze foram encaminhadas para instituições de reabilitação, antes de terem completado o primeiro ano de vida.

Entre os problemas mais comuns apresentados por essas crianças, a médica cita o risco aumentado para a paralisia cerebral, deficiências sensoriais, principalmente visão e audição, e distúrbios cognitivos.

Anna Elisa é objetiva ao afirmar que "a qualidade futura dos recursos neurológicos destes bebês será o resultado entre fatores biológicos internos e de estímulos psicomotores que eles receberão em seus primeiros anos de vida".

Equipe multiprofissional

O Centro de Referência Fênix, que funciona nas dependências do Ambulatório de Especialidades do Hospital Mário Gatti, conta com uma equipe multiprofissional constituída por pediatra, neurologista infantil, fonoaudiologista, fisioterapeuta, terapeuta visual, oftalmologista, ultrassonografista e especialistas pediátricos.

Denise Maruo, médica pediatra neonatologista do HMMG e coordenadora da equipe multiprofissional, explica que o trabalho do Fênix tem início na maternidade, onde a equipe participa de encontros com as mães. "Aí já começa o trabalho de estabelecer vínculos com as mães. A amizade e a confiança são coisas que acontecem naturalmente", afirma Denise.

Ainda na maternidade, as mães contam com a atenção da equipe do Banco de Leite, que orienta e dá apoio para que os bebês recebam o leite materno e continuem a amamentação ao peito durante seu primeiro ano de vida. As crianças passam, ainda, por triagens auditiva e visual, com a orientação para novo exame audiométrico aos 6 meses e 2 anos de idade.

As mães já saem da maternidade com a consulta marcada no ambulatório do HMMG, para serem acompanhadas pela equipe do Centro de Referência em Desenvolvimento Infantil. A pediatra cuida do acolhimento das famílias e providencia, também, o contato com o pediatra da unidade básica de saúde.

As avaliações com os demais profissionais da equipe são realizadas conforme um cronograma pré determinado, com ênfase na detecção precoce de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) e orientações preventivas para a família.

Independente da evolução clínica da criança, ela passa por acompanhamento de acuidade auditiva, por meio de instrumentos musicais como tambor, prato, sino, e chocalho, seguindo metodologia específica. Em casos de desvios no desenvolvimento a criança é imediatamente encaminhada para investigação diagnóstica e conduta terapêutica. Os pais também são orientados para promover estimulação sensorial.

O mesmo procedimento e cuidado são feitos no seguimento das funções visuais e motoras. Quando as crianças têm necessidade de estímulo adicional são encaminhadas para instituições de reabilitação.

O Centro Fênix conta com o apoio de parceiros como o Centro de Reabilitação da Prefeitura, Casa da Criança Paralítica, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Apascamp (deficientes auditivos) e a Pró-visão (deficientes visuais), entre outros.

O Centro de Referência em Desenvolvimento Infantil - Fênix, do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" (HMMG), conta, ainda, com o Clube dos Pais. Trata-se de encontros que objetivam promover uma interação maior da equipe com as famílias, criar oportunidade de compartilhamento de experiências, além de ajudar os pais a compreenderem as dificuldades de seus filhos e superá-las.

Nesses encontros são abordados temas diversos, como massagem de bebês, comportamentos da criança (birras, medos), controle esfincteriano, uso de chupeta e mamadeira, orientação alimentar, etapas do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM), orientações básicas de saúde, vínculo mãe/bebê, sempre em sentido educativo e reflexivo com as famílias.

O grande mérito desse projeto, no entender da médica e coordenadora Denise Maruo, é ter sido planejado dentro das diretrizes do modelo Paidéia Saúde da Família. "A experiência da assistência multidisciplinar, de contar com parceiros de outras instituições, de exercitar a clínica ampliada, qualificada e humanizada foi maravilhosa para todos os membros da equipe", finaliza a médica.

Volta ao índice de notícias