Campinas registra 18 casos de H1N1 neste ano

20/08/2012

Autor: Marina Avancini

Campinas teve mais quatro casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave causada por H1N1. No total, a cidade tem 18 ocorrências da doença em 2012. As vítimas são uma mulher de 61 anos, um homem de 56 com problemas cardíacos, uma criança de 8 meses e um jovem de 18 anos. Os dois primeiros não tomaram a vacina, apesar de fazerem parte do grupo considerado de risco. Não há informações sobre a vacinação dos demais.

Neste ano foram notificados 161 casos de síndrome respiratória aguda em pessoas moradoras de Campinas, sendo 18 confirmados para vírus da gripe H1N1, 12 confirmados como gripe por outro tipo de vírus, 106 descartados e 25 exames sendo analisados pelo Instituto Adolfo Lutz.

Em Campinas, aconteceram duas mortes, sendo uma por H1N1 e a outra causada pelo vírus H3N2. As duas ocorreram em julho e as vítimas foram uma criança de 1 ano e um idoso de 68 anos, portador de várias doenças crônicas. Segundo o médico sanitarista da Covisa, André Ribas Freitas, o H3N2 é um vírus de gripe que atinge idosos e crianças de até 2 anos com mais intensidade.

Vacinação

A vacina contra a gripe continua disponível nos 63 centros de saúde da cidade. A prevenção é trivalente e imuniza contra os vírus A (H1N1 e H3N2) e B. Devem ser vacinadas as pessoas com mais de 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, gestantes, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas.

A vacinação contra a gripe é segura, eficaz, não transmite o vírus e é um dos meios de proteger este grupo prioritário contra complicações que a doença pode trazer, como pneumonias. Ela causa ainda impacto na diminuição das internações hospitalares.

Cuidados

O infectologista do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) Rodrigo Angerami ressalta a importância do tratamento precoce. “É essencial que a procura por atendimento médico ocorra precocemente na ocorrência de gripe em grupos mais vulneráveis. O tratamento precoce pode evitar complicações”, diz.

O sintoma principal é a febre, principalmente se acompanhada de tosse e/ou dor de garganta. “Sinais de complicação incluem, por exemplo, falta de ar, dor torácica e prostração”, explica.

O sanitarista da Covisa, Ribas Freitas, afirma que os três tipos de vírus da gripe podem causar doença grave. "Além da vacina para os grupos de risco, é importante ter cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos quando estiver em locais públicos e, ao chegar em casa,
evitar contato das mãos com a boca e o nariz, deixar os ambientes ventilados e evitar aglomerações", afirma.

Volta ao índice de notícias