PAM discute assistência para DST/Aids

31/08/2010

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids), promove nesta quarta-feira e quinta-feira (1º e 2 de setembro), a partir das 8h30, no Hotel Nacional In, mais uma etapa do Plano de Ações e Metas (PAM) do período 2009/2010. A pauta, nesta semana, será a assistência, sendo que no dia 1º serão examinados projetos e metas e, no dia 2, ocorrem as plenárias e as votações.

O PAM permite a avaliação de projetos neste biênio e o estabelecimento de ações a serem desenvolvidas no próximo período para o enfrentamento da epidemia de Aids no município.

As discussões, que envolvem diversos setores da Saúde e da sociedade, como Organizações Governamentais e Não Governamentais, movimentos sociais, Conselho Municipal de Saúde (CMS), além de outras entidades, tiveram início em 19 de agosto, se encerram no dia 14 de setembro, com a plenária final. Nos dias 23 e 24 de agosto o PAM dirigiu as discussões para as ações de prevenção.

Na abertura do evento, dia 19 de agosto, a médica infectologista Cláudia Barros Bernardi, coordenadora municipal do Programa de DST/Aids, lembrou que a epidemia de Aids está estabilizada em Campinas. Nos últimos anos a média de casos novos por ano no município tem sido de 230, o que é um grande avanço quando comparado aos anos 90, período em que chegaram a ser registrado mais de 400 casos num ano.

“A estabilização da epidemia, no entanto, não nos dá conforto. Ao contrário, aponta que devemos nos movimentar em busca da redução de casos. Para isto estamos aqui para, junto com todos os segmentos da sociedade com o objetivo de superar os diferentes contextos de vulnerabilidade, discutir metas para o enfrentamento da epidemia nas áreas de prevenção, assistência, vigilância e gestão”, afirma Cláudia.