Seminário prepara equipes para atuar na prevenção da raiva

16/08/2010

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Covisa) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove nesta terça-feira, dia 17 de agosto, capacitação para conduta para prevenção da raiva após exposição a acidentes com animais, principalmente cães e gatos.

O evento é voltado para médicos e enfermeiros e demais profissionais de saúde que atuam na prevenção dos casos de raiva, inclusive do Hospital Municipal Mário Gatti. Ocorre em dois períodos no Salão Vermelho, de manhã, a partir das 8h30, e a tarde, a partir das 14h, com o mesmo conteúdo. Não é necessário se inscrever antes.

O objetivo é atualizar e capacitar as equipes sobre a situação epidemiológica da raiva, conduta e profilaxia em humanos, perfil do animal agressor e outros temas relacionados.

O seminário será aberto pela enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora municipal da Vigilância Epidemiológica, e terá como palestrantes a médica veterinária Andréia Von Zuben, da Visa, e o médico veterinário Ricardo Conde Alves Rodrigues, do CCZ de Campinas.

De acordo com o Sistema de Notificação Compulsória de Campinas, os acidentes com cães e gatos e com outros animais que exigem profilaxia de raiva consistem nos principais agravos em número de casos no município. A maioria das notificações refere-se a mordeduras por cães. Depois constam os acidentes com gatos, morcegos e herbívoros.

Embora Campinas seja uma cidade classificada como área de raiva controlada, o tratamento – ou profilaxia - é complexo. Segundo a Vigilância em Saúde, são muitas as variáveis da conduta, indicadas cada qual a partir do tipo de acidente, da espécie agressora, considerando se é uma espécie domiciliada, se é animal silvestre, o tipo de acidente etc.

“Para cada caso, a indicação de tratamento é diferente podendo ser a vacina, o soro ou os dois ou somente a observação do animal. A capacitação ocorre com o objetivo principal de atualizar a rede para o tratamento criterioso”, diz a médica veterinária Andréia Von Zuben, da Vigilância em Saúde. A capacitação também atende ao Plano de Ação e Metas (PAM) da Vigilância em Saúde. A última atualização sobre o tema ocorreu há cinco anos.

A raiva é uma doença que acomete mamíferos e que pode ser transmitida aos homens sendo, portanto, uma zoonose. É causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. A única forma de prevenção consiste na conduta após acidente.

O Salão Vermelho fica no Paço Municipal, na avenida Anchieta, 200.