Equipes de saúde são atualizadas sobre a nova gripe

14/08/2009

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas promove nesta sexta-feira, dia 14 de agosto, atualização sobre Assistência aos pacientes com síndrome gripal no contexto da pandemia de Influenza A H1N1. O evento, destinado a médicos, enfermeiros e gestores acontece na CATI - na avenida Brasil, 234, no bairro Vila Itapura -, às 11h e 13h, com o mesmo conteúdo. Não é preciso se inscrever antes. Basta comparecer ao local.

“O objetivo é atualizar as redes de saúde, pública e privada, sobre diagnóstico, abordagem clínica e tratamento. Serão discutidos temas como síndrome gripal, fatores para gravidade, Doença Respiratória Aguda Grave (DRAG), indicação do oseltamivir – para quem indicar, como preencher o receituário, onde retirar -, entre outras informações”, informa o médico sanitarista André Ribas Freitas, da Vigilância em Saúde, que vai ministrar as aulas.

Também será informada a situação epidemiológica da nova gripe (Influenza A H1N1) em Campinas, no Brasil e no mundo.

Campinas notificou 580 casos de DRAG desde junho. Deste total, foram confirmados 145 casos. Outros 180 aguardam resultados de exames laboratoriais. Do total de casos confirmados, nove pessoas morreram, sendo oito mulheres – entre as quais uma grávida – e um homem. A idade média dos pacientes que evoluíram para óbito é de 35 anos. Entre os óbitos confirmados, foi registrado um caso com resultado positivo para Influenza Sazonal e Influenza A H1N1, o que sugere co-infecção ou superinfecção. A taxa de mortalidade no município é de 0,84/100.000 habitantes.

Volta ao índice de notícias