Vila Vitória recebe ações contra a dengue

27/08/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas promove até esta quarta-feira, dia 27 de agosto, uma operação pente-fino contra a dengue na Vila Vitória, na abrangência do Centro de Saúde União de Bairros, região Sudoeste de Campinas, onde neste mês de agosto foi notificado um caso autóctone da doença.

Os trabalhos, iniciados na semana passada, envolvem equipes da Vigilância em Saúde Sudoeste, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Centro de Saúde União de Bairros, Superintendência do Controle de Endemias (Sucen) e as Visas Sul e Leste.

Ao todo, estão sendo trabalhados 458 domicílios em 18 quarteirões. As equipes realizam remoção e inviabilização de criadouros; aplicação de larvicida biológico BTI em todos os reservatórios de água abertos; nebulização; tratamento químico em pontos estratégicos; vistoria em todos os reservatórios de água e telagem dos mesmos, se necessário; e ações de educação, informação e mobilização social.

Segundo o supervisor de dengue, Antônio Benedito Trolezi, do CCZ, entre os principais riscos para a doença no local estão os reservatórios de água sem manutenção e os pontos de reciclagem. As equipes da saúde já cadastraram e estão monitorando os recicladores e distribuindo bags para guardar os materiais.

O Conselho de Saúde Local está envolvido nos trabalhos de mobilização social. Para diminuir as pendências – casas que não podem ser trabalhadas porque o morador não se encontra no momento da ação ou porque há recusa em receber os agentes -, as equipes estão atuando aos finais de tarde e aos sábados.

Segundo a médica veterinária, André Von Zuben, coordenadora municipal do programa de dengue, neste período de estiagem, quem deixa a água para o mosquito é a população. “Não está chovendo. A maioria dos criadouros está nas residências. É necessário que cada pessoa cuide dos seus espaços, eliminando qualquer recipiente que acumule água, cuidando dos reservatórios, ralos, calhas, piscinas e plantas aquáticas. O controle da dengue exige um esforço de toda sociedade”, afirma Andréa.

Em Campinas, este ano, foram registrados 212 casos de dengue.

Volta ao índice de notícias