Exames confirmam febre maculosa no Eulina

15/08/2006

A Secretaria de Saúde de Campinas recebeu na tarde desta terça-feira, 15 de agosto, resultados de exames que confirmam a hipótese de febre maculosa no Núcleo Residencial do Jardim Eulina, na região norte de Campinas. Os exames foram processados pelo Instituto Adolfo Lutz.

Desde o início de agosto, 19 casos suspeitos da doença foram notificados entre moradores do bairro. Entre eles, três evoluíram para óbito, dois ainda estão internados e os demais estão em tratamento ambulatorial. A faixa etária dos doentes varia entre 2 e 62 anos, sendo a maioria adultos. Todos os pacientes têm histórico de contato com carrapato na mesma área.

Segundo o secretário de Saúde José Francisco Kerr Saraiva, a confirmação laboratorial é importante e reforça que a Prefeitura adotou medidas adequadas para o controle da doença, evitando a ocorrência de novos casos e óbitos. As ações foram desencadeadas pela força-tarefa constituída pelo Gabinete do Prefeito imediatamente após a notificação dos primeiros casos suspeitos. Esta agilidade foi importante, afirma.

Segundo Saraiva, o controle e prevenção da febre maculosa no Núcleo do Eulina incorporou assistência à saúde e vigilância epidemiológica; educação em saúde, comunicação e mobilização social; ações de controle e intervenção ambiental e articulação política e intersetorialidade.

Doença endêmica

A enfermeira sanitarista Salma Balista, diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Campinas, lembra que a febre maculosa é uma doença endêmica em Campinas e que a Secretaria de Saúde tem focado a atenção para o Eulina pela gravidade da situação - mas também tem atuado em outras ocorrências simultâneas de casos suspeitos de febre maculosa na cidade.

Em todas as ocorrências cabe a nós, poder público, promover a limpeza urbana; desencadear a vigilância epidemiológica e ambiental dos vetores, reservatórios e dos hospedeiros, detectar e tratar precocemente os casos suspeitos; investigar e controlar surtos; conhecer a distribuição da doença segundo lugar, tempo e pessoa; identificar e investigar os locais prováveis de infecção (LPI); recomendar e adotar medidas de controle e prevenção; e mobilizar e sensibilizar profissionais de saúde.

E a população também deve fazer a sua parte adotando atitudes que incluem evitar as áreas infestadas por carrapatos e não deixar seus animais, principalmente cachorros, adentrá-las. Se for adentrar áreas de risco, sempre que possível, devem ser usadas calças e camisas de mangas compridas e roupas claras para facilitar a visualização. Também é aconselhável a inspeção do corpo para verificar a presença de carrapatos, afirma Salma.

Capacitação

Para o controle e prevenção da febre maculosa também é fundamental a capacitação das equipes de saúde e a formação de uma rede competente de diagnóstico e tratamento. Neste sentido, a Secretaria de Saúde promoveu nesta terça-feira, 15, o evento Seminário de atualização de febre maculosa aspectos clínicos e epidemiológicos. Direcionado a médicos, enfermeiros e técnicos de vigilância em saúde, o evento reuniu 200 pessoas.

Câmara

Também nesta terça-feira, 15, o secretário de Saúde José Francisco Kerr Saraiva, a enfermeira sanitarista Salma Balista, diretora da Covisa, e a equipe técnica do Distrito de Saúde Norte participaram de reunião da Comissão Especial de Estudos da Câmara de Campinas para tratar de assuntos relativos ao surto do Núcleo do Eulina.

Durante o evento, que aconteceu às 15h, no Plenário, o secretário e sua equipe apresentaram um balanço das ações e informaram sobre a situação da febre maculosa no município e outras providências.

Denize Assis