Prefeitura inaugura Unidade de Saúde da Família do Campina Grande

19/08/2002

Com isso, a Secretaria de Saúde passa a cuidar mais de perto da saúde de
800 famílias da região Noroeste da cidade

A partir desta terça-feira (20 de agosto), a Prefeitura de Campinas amplia ainda mais a assistência a saúde a 800 famílias moradoras da Região Noroeste da cidade. O Programa Paidéia, da Secretaria de Saúde, inaugura amanhã, às 17h, as novas dependências da Unidade de Saúde da Família do Campina Grande.

A partir de então, aproximadamente 3.500 pessoas moradoras dos bairros Campina Grande e São Luís e de chácaras naquelas imediações serão atendidas por uma equipe de saúde da família composta de médico generalista, enfermeira, três auxiliares de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde. Os casos que necessitarem de ginecologista-obstetra e pediatra serão encaminhados para o Centro de Saúde Floresta.

A equipe vai trabalhar na prevenção de doenças e dar orientações para gestantes, crianças e idosos. As pessoas serão atendidas na própria unidade e, quando necessário, receberão assistência também em casa.

A unidade também vai fazer coleta de exames e outros procedimentos como inalação e aplicação de vacinas. Também vai distribuir medicamentos e constituir e acompanhar grupos de crianças com desnutrição, pessoas com diabetes e hipertensão, entre outros.

A Unidade de Saúde da Família do Campina Grande fica na antiga rua 10, chamada agora de rua José Geraldo de Almeida, 330. O telefone é 3221 7358.

Cuidando mais de perto - A Prefeitura de Campinas já inaugurou, desde agosto de 2001, quando foi implantado o Paidéia, cinco Unidades (módulos) de Saúde da Família – Lisa, Rossin, Oziel, Itajaí e Caic Santa Lúcia. Nesta terça-feira inaugura o Campinas Grande e, até setembro, coloca em atividade as unidades do Nova América, Satélite Íris e Village. A Unidade de Saúde da Família funciona como um Centro de Saúde pequeno, com uma equipe de saúde da família.