Devisa orienta sobre Semana Missionária

02/07/2013

Autor: -

A Prefeitura de Campinas, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), realizou medidas de prevenção e cuidados com a saúde para a Semana Missionária, que acontecerá em Campinas - no qual a cidade receberá cerca de 2 mil jovens de todo o mundo - e em outros municípios do país entre os dias 14 e 22 de julho. A Semana Missionária é a semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no Rio de Janeiro, entre 23 e 28 de julho.

Durante eventos de massa, podem ocorrer transmissão e disseminação de doenças entre os participantes, que serão jovens de diferentes países, podendo desencadear surtos nos locais do evento. A Secretaria de Saúde realizou ações de vacinação para os trabalhadores da rodoviária e Aeroporto de Viracopos, para as famílias acolhedoras dos jovens e à comissão organizadora da Semana Missionária.

Além das vacinas, foram encaminhados cartilhas para as famílias e para os acolhedores entregarem aos participantes resididos em suas respectivas casas. A cartilha, desenvolvida pelo Devisa, tem como objetivo orientar as famílias e os jovens participantes com cuidados, orientações e recomendações durante e depois do evento.

Segundo André Ribas Freitas, médico epidemiologista do Devisa, o objetivo é primeiro proteger as pessoas para depois prevenir o mais rápido possível, caso algo aconteça. “Como terão pessoas de diversos países, é importante que as pessoas estejam imunizadas e sabendo do risco, para que se houver transmissão de alguma doença, ela seja rapidamente identificada”, afirma.

Medidas de prevenção durante o evento:

Lavagem de mãos, manter os locais de convívio coletivo arejados, higienização apropriada de sanitários, evitar compartilhamento de utensílios (pratos, talheres, copos, toalhas de banho, barbeadores etc.).

Visitantes ou receptivos que apresentem sintomas respiratórios devem minimizar o tempo de permanência em locais com grande número de pessoas e proteger a boca e nariz ao tossir e espirrar.

Em caso de indivíduos com quadros diarreicos, restringir, sempre que possível, um sanitário específico para a pessoa sintomática e manter rigorosa restrição ao compartilhamento de utensílios.

Na região de Campinas existe a ocorrência da febre maculosa (a região é considerada endêmica para esta doença), durante atividades de lazer e passeios, sempre que possível, evitar situações de risco para exposição a carrapatos, como contatos com áreas de mata, pastagens, próximas a coleções hídricas (rios, lagos, lagoas). Na eventualidade de ter havido exposição a carrapatos, retirar o parasita cuidadosamente assim que possível e, em caso de febre procurar atendimento médico.

No caso de o viajante ou receptivo apresentarem alguns dos sintomas, procurar atendimento médico, informando sobre o contato com viajantes internacionais:

Quadros de diarreia, acompanhado ou näo de febre, náusea e vômitos;

Quadros de febre acompanhada de manchas vermelhas no corpo;

Quadros de febre acompanhado de um ou mais dos seguintes sintomas tosse, coriza, congestäo, dor de garganta e conjuntivite.

Medidas após o evento:

No caso de algum dos receptivos apresentar alguns dos seguintes sintomas no período de até 15 dias após a partida do viajante, procurar atendimento médico informando que teve contato com viajantes internacionais:

Quadros de diarreia, acompanhado ou não de febre, náusea e vômitos;

Quadros de febre acompanhados de manchas vermelhas no corpo;

Quadros de febre acompanhados de um ou mais dos seguintes sintomas tosse, coriza, congestäo, dor de garganta e conjuntivite.

Volta ao índice de notícias