Mário Gatti inaugura Projeto para orientar e acolher usuários

30/07/2002

O Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" (HMMG) inaugura às 14h desta quarta-feira, dia 31, com a presença da prefeita Izalene Tiene, o "Projeto Fala Cidadã". O novo serviço se propõe a estabelecer um mecanismo de intermediação entre os usuários e as diversas equipes de saúde do Hospital.

O "Fala Cidadã", proposto pelo Grupo de Humanização do HMMG, vai funcionar, das 9h às 17h, no saguão do prédio da administração e contará, inicialmente, com o apoio de dois funcionários, sendo uma ouvidora e uma psicóloga.

Aprovado no Plano de Trabalho do Hospital para 2002, a iniciativa surgiu da necessidade de ampliar a atenção ao usuário e facilitar seus acesso aos diversos serviços oferecidos.

A assistente social Ana Elisa Name, uma das coordenadoras do Projeto, conta que "estamos criando um espaço onde o usuário possa ser ouvido e respeitado, permitindo que exerça seus direitos de cidadão, apresentando reivindicações, queixas e sugestões".

Ela afirma, ainda, que o "Fala Cidadã" terá características particulares, envolvendo todas as equipes multiprofissionais, buscando o aprimoramento dos serviços de forma humanizada, ética e justa.

Ana Elisa ressalta que esse serviço não vai substituir, contudo, as responsabilidades e o papel de acolhimento que as recepções, Serviço Social, Enfermagem e equipes gerenciais devem ter para com os usuários.

Atribuições

O "Fala Cadadã", de acordo com o que foi estabelecido pelo Grupo de Humanização, vai atender individualmente ao usuário por meio de procura espontânea, encaminhamento interno ou externo, ligação telefônica ou via 156.

Caberá aos funcionários do novo serviço ouvir o relato dos usuários, tomar ciência de suas necessidades e encaminhar adequadamente todas as demandas recebidas.

"Entre outras coisas – explica Ana Elisa – o Fala Cidadã pretende ser um facilitador do exercício da cidadania e não um distribuidor de benefícios. Acreditamos que todo problema tem solução e que devemos trabalhar coletivamente na busca de alternativas".