Clima frio e seco aumenta número de pessoas com doenças respiratórias

10/07/2002

Os Centros de Saúde (CS) e os Prontos-Socorros (PS) de Campinas têm registrado nas últimas semanas um aumento nos atendimentos a pacientes com problemas respiratórios. As pessoas mais acometidas são crianças muito pequenas e idosos. O crescimento da demanda é conseqüência da baixa umidade relativa do ar e das variações de temperatura comuns nesta estação do ano.

Na última sexta-feira (5 de julho), a Secretaria de Saúde foi informada pela Defesa Civil que a umidade relativa do ar estava em 30%, índice que requer atenção. Além disso, na madrugada da última segunda-feira (8 de julho), a temperatura chegou a 7 graus, sendo a mais baixa registrada neste ano.

Em conseqüência disso, o PS infantil do Hospital Municipal Mário Gatti tem atendido uma média de 340 crianças por dia. O número é quase o dobro de atendimentos registrado em outras épocas do ano, quando a média diária de atendimentos é de 190.

A maioria dos casos – 80% - é de crianças com problemas respiratórios. Destes casos, pelo menos duas ou três crianças necessitam de internação. Tanto que a pediatria do HMMG tem estado lotada nos últimos dias. E os leitos de retaguarda do PS Infantil também têm estado totalmente ocupados. Entre 12 e 15 crianças ficam internadas todos os dias na unidade.

Por isso, a Secretaria de Saúde alerta a população para que adote certos cuidados que podem reduzir os desconfortos causados pelo clima. É importante que as pessoas façam ingestão de muito líquido, pingando soro no nariz e tomando bastante água.

A residência precisa estar bem ventilada e as pessoas ainda podem espalhar vasilhas com água e toalhas molhadas pela casa, principalmente nos quartos onde as crianças dormem. Também é importante manter uma alimentação saudável, que inclua legumes e frutas da época.

Locais com grande concentração de pessoas devem ser evitados. Além disso, é fundamental que a população não tome remédios sem orientação do profissional de saúde.

O Centro de Saúde mais próximo da casa do usuário deve ser procurado se a pessoa apresentar febre há mais de três dias, tiver vômitos freqüentes e persistentes, cansaço, falta de ar e chiados no peito e prostração intensa.

Os prontos-socorros devem ser procurados em casos de urgência e emergência, à noite e aos finais de semana e feriados.

Volta ao índice de notícias