Prefeitura estabelece tolerância zero para a dengue

05/07/2002

A Prefeitura de Campinas estabeleceu tolerância zero para a dengue no município. Toda área em que for confirmado caso está sendo considerada de risco. Isto significa que a Secretaria de Saúde irá desencadear, para toda área em que houver caso, um conjunto de ações que inclui eliminação de criadouros por meio de limpeza de terreno, arrastão, visitas casa a casa, intervenção nos pontos de risco e aplicação de inseticida.

Além disso, as equipes farão, casa a casa, a busca de suspeitos e desenvolverão trabalhos educativos. Também será feita busca de pacientes suspeitos que não voltaram para coletar sangue para exame. Cada Distrito de Saúde – Sul, Sudoeste, Norte, Noroeste e Leste – ainda vai incrementar os trabalhos de acordo com as necessidades locais.

Dentro desta diretriz, esta semana, houve cata-criadouro no Vista Alegre, na Região Sudoeste, onde foi confirmado um caso da doença na semana passada. Na operação, foram visitados 400 imóveis e retirados 1.500 quilos de entulhos.

Na Região Norte, no Parque Shalon, as equipes vistoriaram caixas d’água e aplicaram inseticida. Esta semana, foram confirmados dois casos de dengue em moradores de lá.

No Santa Odila, na Região Sul, onde esta semana foi confirmado um caso, as equipes trabalharam na busca de suspeitos, limpeza e nebulização. Também na Sul, na área de abrangência do Faria Lima, houve aplicação de inseticida. Neste sábado (6 de julho), as equipes trabalharão numa operação cata-bagulho na região do São Bernardo, onde também foi confirmado um caso.

Ainda na Sul, na Gleba B, onde três casos foram confirmados esta semana, foi feita limpeza de caixas d’água, aplicação de BTI e busca de pacientes suspeitos que não voltaram para realizar exames.

Números – Campinas está enfrentando, neste 2002, uma epidemia grave de dengue. São 1.377 casos confirmados até o momento. Do total de casos, 1.175 são autóctones e 175 importados, além de 27 em investigação. A Região Sul é a mais atingida, com 776 casos. Naquela área, há registros de mais de 100 casos com sintomas graves de dengue. A Secretaria de Saúde, em conjunto com a Secretaria de Estado, está investigando se um óbito ocorrido lá, no último mês, pode ter sido causado por dengue hemorrágica.

Na Região Norte, são 185 casos; na Leste, 122; na Sudoeste, são 145 e na Noroeste, 149.