Prefeitura amplia em 50% a frota do Samu

02/07/2002

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, está ampliando em 50% a frota de veículos do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). A partir desta quarta-feira (3 de julho), portanto, o serviço terá cinco viaturas a mais. A frota, então, será de 15 ambulâncias, sendo 12 básicas e três equipadas como UTIs. A cerimônia de entrega das viaturas será amanhã (3), às 10h, no Samu, com presença da prefeita Izalene Tiene.

O Samu é um serviço que presta atendimento gratuito a qualquer pessoa que necessite de orientação e/ou avaliação em casos de urgência. O serviço existe desde 1996 e, atualmente, realiza 4 mil atendimentos/mês.

Para acionar o Samu basta que o usuário disque para o número 192. A pessoa deve ter calma e informar à telefonista seu nome, a relação que tem com a vítima, o nome do paciente, endereço, bairro, ponto de referência para o atendimento e telefone.

Depois de passar pela telefonista, o usuário é atendido pelo médico regulador, que solicita informações sobre o paciente. A partir destas informações é que é liberada a viatura mais adequada para o atendimento. A pessoa pode ser atendida no local e ser liberada se apresentar melhora ou, dependendo da gravidade do caso, ser encaminhada a um Pronto-Socorro.