Vacinação contra H1N1é ampliada para educadores e funcionários das escolas públicas

29/06/2010

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde reforça a orientação para que os servidores da educação das redes pública estadual e municipal procurem as unidades de saúde para tomar a vacina contra a gripe H1N1. A vacina é para todos os trabalhadores das escolas. Portanto, além de professores, também serão imunizados assistentes, administrativos, pessoal de limpeza e demais profissionais destes estabelecimentos. Não é necessário apresentar documentação.

A campanha para este público termina dia 8 de julho, mas é importante que as pessoas não adiem muito a ida aos centros de saúde, já que Campinas tem registrado casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (DRAG) por H1N1. Já são seis casos em 2010, com um óbito.

“Quanto mais tempo a pessoa adia a vacinação, mais ela perde a oportunidade de prevenção. Também é necessário considerar que a vacina leva cerca de 15 dias para provocar uma resposta imunológica no organismo”, diz a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas.

Segundo a Vigilância em Saúde Municipal, nesta terça-feira, dia 29 de junho, a procura pela vacina pelos profissionais da educação ficou muito abaixo do esperado. Foram cerca de 30 doses até as 16 horas.

A vacina para os servidores da educação está disponível nos Centros de Saúde (CSs) Balão do Laranja e Valença, na região noroeste, no Capivari e São Cristóvão, região sudoeste, e em todos os CSs das regiões leste e norte da cidade. Na região sul, para os servidores de educação municipal, as vacinas serão disponibilizadas nos CSs Faria Lima e São José. Para os profissionais da rede estadual, todas as unidades da região sul vão disponibilizar vacinas. As doses ficam disponíveis nos horários de funcionamento das unidades, que é diferente em cada serviço e podem ser conferidos pelo telefone 156 da Prefeitura ou pelo Disque-Saúde pelo 160.

A Campanha de Vacinação contra H1N1 para as crianças termina dia 7 de julho. Para os demais grupos o encerramento é neste dia 30 de junho.