Campinas já aplicou mais de 573 mil doses contra a nova gripe

11/06/2010

Autor: Denize Assis

Mais de 573 mil doses da vacina contra a nova gripe (H1N1) já foram aplicadas em Campinas, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira, dia 10 de junho, pela Secretaria Municipal de Saúde. A Campanha, iniciada em 8 de março, ocorreu por etapas e foi direcionada a grupos com maior risco de desenvolver formas graves e morrer em decorrência da doença.

É a maior vacinação já realizada no município e no País, superando os milhares de cidadãos imunizados contra a rubéola, em 2008. Proporcionalmente, é a maior campanha realizada no mundo.

“Os números apontam o sucesso da estratégia e demonstram o grande trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde. Trata-se de uma vitória do Sistema Único de Saúde e do Programa Nacional de Imunizações”, diz a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas.

Em Campinas, a cobertura vacinal foi atingida entre doentes crônicos (+ de 100%), crianças menores de 2 anos (+ de 100%), adultos de 20 a 29 anos (+ de 100%), adultos de 30 a 39 anos (82,4%) e trabalhadores de saúde (+ de 100%).

Mas, de acordo com o balanço, a cobertura ainda deixa a desejar entre crianças de 2 a menores de 5 anos (45,4% com 19.166 pessoas vacinadas e público-alvo de 42.181). Neste grupo, nenhum estado brasileiro atingiu 80%, até o momento. A Vigilância em Saúde avalia que esta baixa cobertura pode ser explicada pelo fato de que muitas crianças nesta faixa etária podem estar incluídas no grupo dos crônicos e este dado não pode ser apurado neste momento.

Por isso, aproveitando a oportunidade da Campanha de Nacional contra a Poliomielite, no sábado, dia 12 de junho, as crianças também poderão tomar a vacina contra a gripe H1N1.

“Mas a recomendação é que as crianças sejam vacinadas o quanto antes”, diz a enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Vigilância em Saúde de Campinas. Segundo ela, é importante lembrar que, após tomar a vacina, o organismo leva até 14 dias para estar totalmente protegido e o vírus já está circulando de forma mais intensa em Campinas e região.

Outro ponto importante é sobre a vacinação diferenciada das crianças, que precisam tomar duas doses da vacina, para garantir uma imunização completa contra o vírus da gripe H1N1. A segunda dose deve ser tomada 21 dias depois da primeira. Neste caso, se a criança tomar a primeira dose no dia da campanha da paralisia infantil, os pais e responsáveis devem ficar atentos para levá-las aos postos novamente, para a segunda dose.

Gestantes.

No caso das mulheres grávidas, as 10.186 vacinadas até o momento representam uma cobertura de 71,2%. O índice está dentro do esperado, pois o cálculo do público-alvo foi feito com base na estimativa de nascimentos para todo o ano. “Mas precisamos considerar as gestantes que deram à luz nos primeiros meses do ano, antes da vacinação, e as que vão engravidar após a campanha”, explica Maria do Carmo Ferreira.

Volta ao índice de notícias