Campinas pretende vacinar 68 mil crianças Na primeira etapa contra a paralisia infantil

11/06/2010

Autor: Denize Assis

Campinas pretende vacinar pelo menos 68 mil crianças menores de cinco anos contra a paralisia infantil neste sábado, dia 12 de junho, na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Os pais deverão levar seus filhos a um dos 290 postos espalhados por todo o município, das 8h às 17h, para a primeira dose. A segunda dose será aplicada dia 14 de agosto. A vacina é oral, e mesmo quem já tomou em várias campanhas anteriores deve participar.

Em parceria com as Vigilâncias em Saúde e Centros de Saúde, a imunização mobilizará 1.377 servidores da Prefeitura de Campinas. Mais de 120 motoristas em veículos da frota municipal darão apoio para as ações de logística e transporte das equipes.

O Zé Gotinha, personagem da campanha, veste este ano a camisa da seleção brasileira, para incorporar o clima de Copa do Mundo. O slogan é “Vacinou, é gol”, uma referência à importância do país continuar livre da poliomielite. Já são 21 anos sem a doença no Brasil, graças à estratégia que alia as campanhas anuais, vacinação de rotina e vigilância de casos.

A vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. “Essa estratégia é fundamental para garantir a erradicação da doença, pois funciona como uma barreira para o vírus da pólio que ainda circula em países da África e da Ásia”, afirma a enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Vigilância em Saúde de Campinas.

Em 2009, na 1ª fase da Campólio, a cobertura vacinal foi de 88%.

Como em todas as campanhas contra a pólio, as equipes de saúde vão aproveitar para atualizar o cartão de vacinas da criança, contra doenças como coqueluche, sarampo, difteria, rubéola, tétano e rotavírus. A atualização ocorre apenas em postos fixos – são 200 postos fixos e 90 volantes em Campinas. “Em geral, tomar duas ou mais vacinas no mesmo dia não oferece risco à saúde das crianças. Na dúvida, pais ou responsáveis devem consultar um médico”, orienta Maria do Carmo.

Segundo a sanitarista, Campinas também vai disponibilizar neste sábado a vacina contra a nova gripe (gripe H1N1) para as crianças de 2 anos a menores de 5 anos que ainda não se vacinaram ou que estão na época de tomar a segunda dose. Nesta faixa etária, é necessário tomar duas doses da vacina, para garantir uma imunização completa contra o vírus da gripe H1N1. A segunda dose deve ser tomada 21 dias depois da primeira.

Para se informar sobre os locais de vacinação, horário de funcionamento e disponibilidade da vacina os pais devem se informar pelo telefone 156 da Prefeitura.

Brasil sem pólio.

O Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado, na Paraíba. No Estado de São Paulo foi em 1988, em Teodoro Sampaio. Em 1994, o país recebeu da OMS o certificado de eliminação da poliomielite. No entanto, enquanto houver circulação do vírus em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação, pois há o risco de importação de casos provenientes de países que ainda registram casos da doença, como Paquistão, Índia, Afeganistão e Nigéria.

Mais sobre a vacina contra a pólio.

Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para as vacinações de rotina. No entanto, é importante que todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) tomem as duas doses da vacina durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas várias vezes anteriormente.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral.