39 Nota para a imprensa sobre a Influenza A

20/06/2009

Campinas, 20 de junho de 2009, 10h30

NOTA À IMPRENSA

Ocorrências de casos humanos de influenza A (H1N1)

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas – Vigilância em Saúde informa neste sábado, dia 20 de junho, às 10h, que foi confirmado um novo caso de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1): um homem de 52 anos, morador de Campinas. O paciente viajou para a Argentina. Ele passa bem e encontra-se em isolamento domiciliar. A notificação deu-se no dia 16 de junho. Trata-se do segundo caso no município. Imediatamente após a notificação, a Vigilância em Saúde de Campinas adotou todas as medidas indicadas. Foi realizada busca ativa e todos os contatos próximos foram identificados e orientados a permanecer em quarentena e a procurar o serviço de saúde se apresentar sintomas. Este monitoramento continua até o período máximo de incubação da doença.

2. A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas – Vigilância em Saúde também informa a notificação de dois novos casos suspeitos. Uma mulher, de 29 anos, moradora de Campinas que é contato próximo de um caso positivo proveniente do Chile morador do município São Paulo. Uma mulher de 56 anos, moradora de Campinas, que viajou para a Argentina.

3. Com as novas confirmações e suspeitas, a situação dos casos de Influenza A (H1N1) no município de Campinas fica da seguinte maneira:

Suspeitos: sete, dos quais cinco são de Campinas, sendo que quatro viajaram para o exterior (um para a Europa e quatro para a Argentina) e dois de outras cidades (tendo um viajado para o Chile e outro para a França).

Confirmados: sete, sendo dois de Campinas e os outros cinco de outras cidades. Dos cinco de outras cidades, quatro viajaram para o exterior e um era contato próximo de paciente procedente do exterior.

Descartados: 21

4. Os números referem-se a informações repassadas à Vigilância em Saúde Municipal até as 10h30 deste sábado. Todos os casos identificados após esse horário serão contabilizados no documento a ser divulgado amanhã, domingo, dia 21.

5. A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus Influenza A (H1N1). Esse novo subtipo do vírus da influenza, assim como a gripe comum, é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Os sintomas são: febre de maneira repentina e tosse podendo estar acompanhadas de dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dificuldade respiratória e dor de garganta.

6. A situação epidemiológica no Brasil e em Campinas está mudando pela proximidade com outros países latino-americanos em que a ocorrência da doença está aumentando. Portanto, a Vigilância em Saúde reforça as medidas de prevenção e proteção individual que neste momento são as mais importantes para reduzir o risco da propagação da doença no País. As medidas são:

- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.

- Evitar locais fechados com aglomeração de pessoas.

- Evitar o contato direto com pessoas doentes.

- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

- Evitar tocar olhos, nariz ou boca.

- Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes ou/e roteiro de viagens recentes.

- Não usar medicamentos sem orientação médica.

- Pessoas que estão voltando de outros países, principalmente Estados Unidos, México, Argentina e Chile e apresentarem alguns dos sintomas em até 10 dias após saírem destes países devem: procurar assistência médica no serviço de saúde público ou privado onde costuma ser atendido e informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem e os sintomas.

7. A Vigilância em Saúde de Campinas reforça a necessidade dos viajantes estarem atentos, procurarem os serviços de saúde no caso de apresentarem sintomas e seguirem as orientações da Vigilância em relação às medidas de precaução para evitar que a doença se propague para seus contatos e para a comunidade.