Casa de Cultura Tainã e escola St. Xavier's, de Trinidad & Tobago, realizam turnê de Tambores de Aço no Rio e em São Paulo

14/06/2006

 Organização não-governamental (ong) é parceira do Programa Municipal
de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura

A Casa de Cultura Tainã inicia esta semana turnê de sua Orquestra de Tambores de Aço, e cuja programação de apresentações e estudos marca o início de uma parceria da organização não-governamental (ong) com a escola privada St. Xavier´s Steelband, da República de Trinidad & Tobago, no Caribe.

Trata-se de um intercâmbio cultural que prevê a realização de uma turnê em pelo menos cinco cidades paulistas: Campinas, Bauru, Sorocaba e Jaguariúna e tem datas a serem confirmadas para o Rio de Janeiro. Outras apresentações desta turnê devem ser definidas nos próximos dias. A relação entre as entidades também inclui a realização de estudos e pesquisa cultural.

A St. Xavier´s traz ao Brasil 23 pessoas envolvidas com o projeto de intercâmbio. Deste total, 16 são crianças ligadas à escola.

A Casa de Cultura Tainã é uma entidade da sociedade civil organizada que mantém diversas atividades e está localizada à região Noroeste do município. Entre os projetos desenvolvidos pela Casa de Cultura há o convênio de parceria com o Programa Municipal (PM) de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas.

Tambor Dá Saúde

Por meio do intercâmbio, poderá ser abordada expandida, por exemplo, a experiência da Tainã com o primeiro Banco de Preservativos Comunitário de Campinas, ação realizada através do projeto Tambor Dá Saúde, com o Programa de DST/Aids de Campinas.

A Casa de Cultura Tainã também desenvolve projetos como o Mocambos, que tem como objetivo promover, manter, difundir e desenvolver projetos de capacitação na área de tecnologias de comunicação e informação digital junto aos parceiros.

Projeto Mocambos

Tem atuado em parceria com escolas da região e entidades no desenvolvimento de processos de formação de educadores incentivando a lida com ferramentas livres e o aprendizado multidisciplinar, além do desenvolvimento de redes de acesso a recursos tecnológicos junto as comunidades parceiras, auxiliando na construção de seus programas e ações.

O Ponto de Cultura articula essa iniciativa a outras ações da Casa de Cultura fundamentadas na linguagem da cultura popular e suas manifestações e nas tecnologias de informação, comunicação, produção e gestão coletivas, que objetivam melhorias na qualidade de vida da comunidade, acesso à prática da cidadania e construção da democracia.

O Projeto Orquestra de Tambores de Aço, aprovado pela lei Rouanet de Incentivo à Cultura, sob o número de Pronac 010441, com prazo de captação validado até 31.12.2006, está em fase de execução desde julho de 2005,  e já atingiu algumas metas.

Projeto Orquestra de Tambores de Aço

Dentre elas está o cadastro de alunos, contratação de arte educadores, equipe de gestão do projeto, desenvolvimento do programa pedagógico, preparação de conteúdo de aulas,  aulas práticas e teóricas, aquisição de instrumentos novos e repertório de estudo.

Essas etapas foram realizadas com os recursos vindos do apoio cultural que nos foi concedido pela Sociedade de Saneamento e Abastecimento S.A. (Sanasa), que entrou com 20% do valor total do projeto aprovado.

A Casa de Cultura Tainã prepara-se agora para uma nova etapa que inclui esta turnê por cidades brasileiras e intercâmbio cultural com a Orquestra Tambores de Aço da Tainã e a St. Xavier's Steelband de Trinidad & Tobago. Veja a programação provisória dos eventos.

Turnê Brasil 2006

Os "Culture Kids" da escola primária St. Xavier´s é um grupo musical de crianças de 7 a 11 anos de idade que vem do país caribenho Trinidad & Tobago. Esse grupo é uma extensão do programa de música que a escola oferece, incentivando todos os alunos aprender tocar o tambor de aço, considerado o instrumento nacional daquele país.

Eles chegam ao Brasil para fazer o primeiro intercâmbio cultural com a Casa de Cultura Tainã, e com objetivo de ajudá-la a completar a orquestra de tambores, que a organização busca formar desde seu início, além disso, trazer para o Brasil os conhecimentos sobre música daquele país, e aprender sobre o Brasil.

A orquestra atual da Casa de Cultura Tainã tem como educadora musical Soluna Garnes, de Trinidad & Tobago, filha de Rosalind Garves, diretora musical das escola St. Xavier´s. Soluna tem trabalhado com a Casa de Cultura Tainã, desde sua chegada em Campinas, em 2004, para ajudar criar essa oportunidade de intercâmbio cultural entre os dois países.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PROVISÓRIA

Dia 15/06 - Saída de Trinidad & Tobago

Dia 16/06 - Chegada ao Brasil

Dia 17/06 – Sábado: Ensaio Geral Steel, às 17h,  aberto ao público, na Casa de Cultura Tainã (Campinas / SP);

Dia 18/06 – Domingo: Show em Jaguariúna, às 16h (Jaguariúna / SP);

Dia 19/06 – Segunda-feira: Oficina de Afinação de Steel, das 14h às 18h, na Casa de Cultura Tainã (Campinas / SP);

Dia 20/06 – Terça-feira: Oficinas na Casa de Cultura Tainã (Samba, Maracatu, Danas Afro-Brasileiras e Calipso)

Dia 22/06 – Quinta-feira: Dia de atividades na Casa de Cultura Tainã

Dia 24/06 – Sábado: Apresentação no Sesc-Sorocaba,  às 11h. (Sorocaba / SP);

Dia 24/06 – Sábado: Apresentação na Secretaria de Cultura / Sesc-Bauru, às 19h. (Bauru / SP);

Dia 27/06 – Terça-feira: Apresentação/Worshop   Steel Pans  na  Fundação CSN, no Rio de Janeiro em Volta Redonda. (Volta Redonda/RJ);

Dia 27/06 – Terça-feira: Das 10h às 12h - Apresentação Anfiteatro Maestro Franklin, 15h ás 18h - Oficina Anfiteatro Maestro Franklin,20h - Concerto Gacemss  (abertura Orquestra Sinfônica Jovem da FCSN). (Volta Redonda / RJ)

Dia 28/06 – Quarta-feira: Apresentação/Worshop Steel Pans na Fundação CSN, no Rio de Janeiro, em Volta Redonda. (Volta Redonda / RJ).

Dia 28/06 – Quarta-feira: Das 9h às 12h - Oficina Anfiteatro Maestro Franklin,15h as 18h - Oficina Anfiteatro Maestro Franklin. (Volta Redonda / RJ).

Volta ao índice de notícias