Vila Proost de Souza recebe Operação Inverno de combate ao mosquito da dengue

22/06/2004

Talita El Kadri

A Vigilância em Saúde (Visa) Norte promove nesta quarta-feira, 23 de junho, na Vila Proost de Souza, área do Centro de Saúde (CS) Aurélia, a terceira etapa da Operação Inverno de Combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite o vírus da dengue. O trabalho inclui ações educativas e arrastões para eliminação de criadouros do inseto - recipiente ou local que possa acumular água.

De acordo com Roberto Ribeiro de Souza, supervisor de controle ambiental da Visa Norte, o Proost de Souza tem uma grande quantidade de criadouros removíveis como baldes, garrafas e pneus. "Também orientamos os moradores sobre como agir em relação às piscinas e vasos de plantas, que devem sempre estar com o prato justo, para não acumular água", diz.

De acordo com a última pesquisa do índice de breteau - que aponta o número de criadouros com larvas do mosquito -, realizada em maio desse ano, 3,4% das casas do bairro apresentavam o problema.

O supervisor explica que durante a operação algumas casas não são visitadas, por que estão desabitadas, sem ninguém na hora da visita ou ainda porque os próprios moradores não permitem a entrada da equipe. "É importante que essas pendências sejam menores que 25% para o trabalho ser considerado eficaz", diz. Roberto informa que as equipes da Operação Inverno retornam às casas pendentes em horários alternativos e nos finais de semana na tentativa de aumentar o índice de visitação.

A Visa Norte informa que a operação, que teve início em 9 de junho, já foi executada na Vila Francisca (área do CS Anchieta) e no Parque Cidade (CS São Marcos). Nas próximas semanas, sempre às quartas-feiras, as visitas vão se estender para os bairros Alto da Cidade Universitária (CS Barão Geraldo), Parque Real (CS Barão Geraldo) e para uma parte do Jardim São Marcos que está na abrangência do CS Santa Mônica. Nos demais bairros da região, as equipes vão desenvolver, com a comunidade, trabalhos de conscientização sobre a importância do combate diário ao Aedes aegypti.

Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça e no corpo e fraqueza.. Também podem surgir manchas pelo corpo. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve procurar o Centro de Saúde. Em 2004, Campinas registrou 22 casos de dengue.

Volta ao índice de notícias